Clique e assine a partir de 8,90/mês

Com brasileiros, organização anuncia cabeças de chave em Wimbledon

Por Da Redação - 20 jun 2012, 13h53

Assim como era esperado, Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer serão os principais cabeças de chave da disputa em Wimbledon, que ocorre entre 25 de junho e 8 de julho. Nesta quarta-feira, a organização da competição em território inglês divulgou a lista de favoritos ao título no All England Club e apenas confirmou, entre os cinco primeiros, a ordem apontada pelo ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

O confronto entre Djokovic e Nadal, primeiro e segundo cabeça de chave, respectivamente, poderia acontecer apenas na final, assim como ocorreu na última temporada, quando o sérvio levou a melhor e levantou o troféu do torneio em Londres. Já o hexacampeão Roger Federer, que não chega ao título desde 2009 e não superou as quartas-de-final nas últimas duas edições, é apontando como terceiro favorito. O britânico Andy Murray e o francês Jo-Wilfred Tsonga completam o grupo dos cinco primeiros cabeças de chave.

Já o espanhol David Ferrer, apesar de ocupar a sexta colocação da ATP, é apenas o sétimo favorito em Wimbledon, sendo superado pelo tcheco Tomas Berdych, número sete do mundo. A inversão nas posições se deve ao critério adotado pela organização do Grand Slam inglês, que considera os resultados dos dois últimos anos na grama para definir os cabeças de chave.

Na disputa feminina, quem foi apontada como principal cabeça de chave foi Maria Sharapova. Atual primeira colocada do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA, em inglês), a russa já triunfou no Grand Slam inglês em 2004, quando tinha apenas 17 anos. A bielorrusa Victoria Azarenka, a polonesa Agnieszka Radwasnka, a tcheca Petra Kvitova, campeã em 2011, e a australiana Samantha Stosur completam o top cinco.

Brasileiros são apontados como favoritos nas duplas

Sem contar com um representante de destaque na chave de simples, já que Thomaz Bellucci é apenas o 78colocado da ATP, o Brasil pode obter melhores resultados na disputa por duplas. Marcelo Melo, que ocupa a 27colocação do ranking da modalidade, sendo o melhor brasileiro, foi apontado, ao lado do croata Ivan Dodig, como 15cabeça de chave. Já a parceira 100% nacional, formada por Bruno Soares e André Sá, será a 16favorita em Wimbledon.

Continua após a publicidade
Publicidade