Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Com bocha e surfe, Tóquio-2020 pré-seleciona 8 esportes candidatos a ser olímpicos

O COI levará em conta o potencial para "promover o movimento olímpico e seus valores", especialmente entre os jovens, assim como sua capacidade de atrair audiência

Por Da Redação - 22 jun 2015, 09h47

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 anunciaram nesta segunda-feira que pré-selecionaram oito esportes como candidatos a participar do evento na capital japonesa: beisebol, bocha, caratê, patinação, escalada, squash, surfe e wushu (uma arte marcial semelhante ao kung fu). As federações internacionais destas disciplinas foram selecionadas entre as 26 que apresentaram sua solicitação ao Comitê Organizador de Tóquio 2020, que agora deverá apresentar um número reduzido de candidatas finais ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Leia também:

Cabo de guerra, bilhar, surfe… os 26 ‘esportes’ que se candidataram para Tóquio-2020

COI divulga salário do presidente Thomas Bach: R$ 63 mil por mês

Publicidade

COI aprova Agenda 2020 e muda movimento olímpico

COI passará a convidar cidades que poderão sediar Jogos

O Comitê Organizador de Tóquio abriu no dia 11 de maio o processo de seleção de novas provas esportivas e no dia 30 de setembro divulgará a relação daquelas que proporá ao COI. Dentre os oito candidatos pré-selecionados, serão escolhidos “um ou mais” esportes adicionais para participar das olimpíadas da capital japonesa.

Para isso, o COI levará em conta o potencial destes esportes para “promover o movimento olímpico e seus valores”, e especialmente entre os jovens, assim como sua capacidade de “atrair novas audiências no Japão e no resto do mundo”. Entre os pré-selecionados estão esportes que tinham aspirações olímpicas há muito tempo, como beisebol, caratê e squash. A decisão final deve ser ratificada pela 129º sessão do COI, que se reunirá no Rio de Janeiro em agosto, às vésperas dos Jogos de 2016.

Publicidade

(Com agência EFE)

Publicidade