Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Colombiano Osorio chega ao São Paulo: ‘Maior desafio da carreira’

Ex-treinador do Atlético Nacional de Medellín contou que planeja dar chance a jogadores jovens e modificar bastante a equipe titular

O técnico colombiano Juan Carlos Osorio iniciou sua trajetória no São Paulo nesta segunda-feira sob grande expectativa. Em uma apresentação lotada de jornalistas, diretores e conselheiros do clube no CT da Barra Funda, o ex-treinador do Atlético Nacional falou – em um espanhol pausado – sobre sua filosofia de jogo e os motivos que o levaram ao Morumbi.

“Chego para o maior desafio da minha carreira profissional. Durante três anos no Nacional eu tive vários convites de outras seleções, mas só queria dirigir o meu país. Tive várias propostas do futebol mexicano, mas declinei porque não era o meu projeto esportivo. Receber o contato do São Paulo foi uma surpresa. Não pela minha capacidade, mas pelo feito de um clube brasileiro se interessar por mim. Ainda mais o São Paulo. Era impossível dizer ‘não’. Não digo nem pela parte econômica, mas sim pelo desafio”.

Leia também:

Fluminense derrota o Flamengo com 2 gols de Fred

Torcedores do Corinthians tentam invadir vestiário

Palmeiras vence clássico e abre crise no Corinthians

O treinador de 53 anos admitiu que precisa conscientizar o elenco sobre algo que gosta de fazer: mexer bastante na formação titular. No Atlético Nacional, o treinador ficou 149 jogos sem repetir uma mesma escalação. “Tudo será um desafio para mim. Dentro desse desafio está que os jogadores entendam que o rodízio é um princípio de vida, onde não se comparam jogadores nem por dinheiro e nem por história. Em um grupo de trabalho todos devem ser igualmente importantes, não titulares. Temos que pensar no próximo adversário, dar oportunidade para todo o grupo e promover jovens”.

Osorio chamou a atenção do São Paulo principalmente pela boa campanha do Atlético Nacional na Copa Sul-Americana de 2014, quando desclassificou o clube do Morumbi na semifinal do torneio e perdeu para o River Plate na decisão. O currículo acadêmico do treinador também pesou: é formado em Ciências do Exercício Físico e do Rendimento Humano pela Southern Connecticut State University, nos Estados Unidos, e fez pós-graduação em Ciências Superiores do Futebol pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra.

Na Europa, Osorio trabalhou durante seis anos como assistente técnico do Manchester City e obteve o certificado do técnico tipo “A” concedido pela Uefa. No Atlético Nacional, ganhou seis títulos em três anos. Seu contrato com o São Paulo vai até 2017 e como ainda não conseguiu o visto de trabalho, Osorio não estreará na próxima quarta-feira, contra o Santos – novamente o time será comandado por Milton Cruz. O primeiro jogo do colombiano deve ser contra o Grêmio, no próximo sábado.

(Com Estadão Conteúdo)