Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Colômbia vence a terceira e vai pegar o Uruguai nas oitavas

Sul-americanos golearam o Japão por 4 a 1 na Arena Pantanal, em Cuiabá

Aos 43 anos, o goleiro Faryd Mondragón entrou no lugar de Ospina e se tornou o jogador mais velho da história a participar de um Mundial.

Pela terceira vez nesta Copa do Mundo, a Colômbia contou com grande apoio de seus torcedores e venceu. Na noite desta terça-feira, a equipe sul-americana passou pelo Japão, por 4 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá, e fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento. O jogo foi marcado por atuações de gala de James Rodríguez e Jackson Martínez e pelo recorde do goleiro Faryd Mondragón, que entrou em campo aos 43 anos de idade e superou o camaronês Roger Milla como o atleta mais velho a disputar um Mundial. Nas oitavas de final, o líder do Grupo C irá encarar um adversário conhecido: o Uruguai, que venceu a Itália e terminou na segunda posição do Grupo D.

Leia também:

Luis Suárez: o craque das reações intempestivas​

Técnico e presidente da federação italiana pedem demissão

Mordida de Suárez ganha versões na internet

Já classificada, a seleção colombiana decidiu poupar diversos titulares, mas saiu na frente aos 18 minutos da primeira etapa, quando Yasuyuki Konno deu carrinho dentro da área e derrubou Adrian Rámos. O árbitro português Pedro Proença assinalou pênalti e o atacante Juan Cuadrado bateu forte, no meio do gol. O Japão precisava da vitória e por pouco não marcou aos 24 minutos, em chute de Shinji Kagawa, muito bem defendido por David Ospina. Aos 33, o meio-campista Keisuke Honda cobrou falta no canto, mas novamente Ospina salvou a Colômbia. No último minuto da primeira etapa, no entanto, os asiáticos finalmente igualaram o marcador, com gol de cabeça de Shinji Okazaki, completando cruzamento da direita de Honda.

Na segunda etapa, o técnico da Colômbia, José Pekerman, promoveu a entrada de James Rodríguez, um dos destaques do time no torneio, no lugar de Quinteros. Logo em seu primeiro lance, o jovem meio-campista enfileirou zagueiros e chutou com perigo. A Colômbia retomou o domínio da partida e marcou o segundo aos 10 minutos: James Rodríguez invadiu a área e passou para Jackson Martínez bater cruzado, de esquerda, no canto de Eiji Kawashima.O Japão não desistiu do empate e foi ao ataque, mas a Colômbia matou o jogo aos 37 minutos. James Rodríguez fez outra ótima jogada e lançou Jackson Martínez em rápido contra-ataque. O atacante do Porto cortou a marcação e bateu de esquerda para marcar seu segundo no jogo.

Aos 39 minutos, o técnico José Pekerman promoveu uma homenagem: o goleiro Faryd Mondragón, de 43 anos, entrou no lugar de Ospina e se tornou o jogador mais velho da história a participar de uma Copa. Aos 45 minutos, James Rodríguez coroou sua ótima atuação com um verdadeiro golaço. O jogador de 21 anos encarou Yoshida, deixou o zagueiro no chão e tocou por cima de Kawashima. Agora, a equipe colombiana enfrentará os uruguaios nas oitavas de final. Nas Eliminatórias sul-americanas para este Mundial, o encontro teve uma vitória para cada lado: 4 a 0 para a Colômbia, em Bogotá, e 2 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu.