Clique e assine com até 92% de desconto

COL indica 20 opções de CT em São Paulo para Copa

Por Da Redação 1 ago 2012, 19h05

Por AE

São Paulo – O Comitê Organizador Local (COL) apresentou nesta quarta-feira a primeira lista de centros de treinamentos credenciados para receber as seleções durante a disputa da Copa de 2014. Foram indicados 54 locais, com a maioria na região Sudeste: são 30, sendo 20 deles apenas no Estado de São Paulo. Duas novas versões ampliadas da listagem serão divulgadas no ano que vem – uma em cada semestre -, até que seja atingido o número mínimo de 64 opções.

Ao todo, 181 municípios se inscreveram no processo e 43 foram escolhidos pelo COL e pela Fifa para formar a lista inicial. Todas as cinco regiões do País estão representadas: são 30 centros de treinamento no Sudeste, 14 no Sul, 4 no Norte, 3 no Nordeste e 3 no Centro-Oeste. Mas o COL lembra que outros locais ainda podem se candidatar e que aqueles que não foram selecionados agora têm a chance de, com ajustes necessários, serem credenciados.

Os centros de treinamento foram selecionados por critérios técnicos, como localização, estrutura e proximidade de um hotel. A lista final de candidatos será apresentada em dezembro de 2013, após o sorteio dos grupos do Mundial, a ser realizado na Costa do Sauipe (BA). Aí, todas as seleções classificadas para a disputa da Copa terão até o mês seguinte para escolher o local onde querem ficar concentradas durante a competição em 2014.

“Utilizamos critérios técnicos e estes 54 locais atingiram a pontuação mínima para fazerem parte desta primeira relação. Isso não quer dizer que houve um corte ou que os mais de outros 200 inscritos não tenham condições e não possam fazer parte da versão final. Eles terão de sofrer algumas adequações para conseguir entrar na versão final”, explicou o gerente de competições e serviços às equipes do COL, Frederico Nantes, durante a divulgação da lista.

Entre os 20 locais em São Paulo, apenas um fica na capital: o CT do Palmeiras. Corinthians e São Paulo ainda tentam entrar na lista. Já Santos teve o CT Rei Pelé e a Vila Belmiro selecionados. Ribeirão Preto (2), Itu (2), Barueri, Guarujá, Araraquara, Presidente Prudente, Jaguariúna, Álvares Machado, Sorocaba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Águas de Lindoia, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Barueri são as outras cidades paulistas.

Em São Paulo, a Fifa também já definiu os escolhidos para ser o Campo Oficial de Treinamento (COT), local que receberá as seleções dois dias antes dos jogos da Copa para um treino oficial – na véspera, acontece o treino de reconhecimento no próprio estádio da partida. O Pacaembu e a Arena Palestra serão os campos “titulares” da capital paulista, enquanto o CT do Audax será considerado “reserva”, para o caso de os outros dois estarem em uso.

Continua após a publicidade
Publicidade