Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

COI abre conferência para cidades que desejam realizar competições

Redação Central, 1 nov (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) abriu nesta terça-feira a conferência Candidaturas para os Jogos, que durante dois dias contará com a presença de 25 representantes de diferentes cidades e comitês nacionais no Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça.

O objetivo das reuniões consiste em oferecer conhecimento sobre os requisitos necessários para, em primeiro lugar, apresentar uma candidatura para receber os Jogos Olímpicos de verão ou os Jogos Olímpicos da Juventude, e em outro momento, como organizar tais eventos.

O presidente do COI, o belga Jacques Rogge, abriu a conferência com um discurso de boas-vindas no qual ressaltou a importância de utilizar todos os meios de imprensa que o próprio comitê põe à disposição das cidades interessadas, candidatas e organizadoras, assim como a importância da experiência daquelas sedes que já receberam outras competições.

‘A conferência Candidaturas para os Jogos retrata o grande compromisso do COI com os futuros organizadores dos Jogos através de um programa de transferência de conhecimento bem compreensível’, disse Rogge.

O primeiro dia de trabalho incluiu apresentações dos responsáveis pela organização dos Jogos de Cingapura 2010, Londres 2012, Sochi 2014 e Rio 2016, assim como encontros para debater o planejamento dos eventos.

No segundo dia, serão abordados o processo de apresentação de candidaturas, a importância das empresas encarregadas de construir as infraestruturas necessárias e os benefícios que uma cidade recebe ao se candidatar. A Conferência também vai relembrar o caminho percorrido pelo Rio de Janeiro até conseguir ser escolhida como sede dos Jogos Olímpicos. EFE