Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Clubes espanhóis favoritos para chegar à semifinais da Liga Europa

Além do Real Madrid e do Barcelona, grandes favoritos ao título da Liga dos Campeões, a Espanha também tem fortes concorrentes para o troféu da Liga Europa, com três clubes disputando uma vaga nas semifinais da competição: o Athletic Bilbao, o Atlético de Madri e o Valencia.

O time que está em situação mais confortável é o Athletic Bilbao, comandado pelo técnico argentino Marcelo Bielsa, que recebe nesta quinta-feira o Schalke 04 pela partida de volta das quartas de final, após ter vencido por 4 a 2 na ida, na Espanha.

“O Athletic é a sensação do ano na Europa, a grande revelação da temporada”, elogiou o técnico do Barça, Josep Guardiola, que mostrou o caminho na terça-feira, ao se classificar para as semifinais da ‘Champions’ com sua vitória por 3 a 1 sobre o Milan.

O time de Bilbao já tinha causado uma grande surpresa nas oitavas, ao eliminar o Manchester United, com um vitória por 3 a 2 em pleno Old Trafford e outra por 2 a 1 na sua ‘Catedral’ de San Mames.

Os bascos não conseguiram repetir estas grandes atuações no Campeonato Espanhol, no qual caíram para a 11ª posição após perder por 2 a 0 para o Barcelona no último sábado.

Já o Atlético de Madri, comandado por outro técnico argentino, o ex-volante Diego Simeone, também venceu no jogo de ida, mas com uma vantagem bem menor, já que derrotou por 2 a 1 o Hannover no estádio Vicente Calderón, e terá que decidir a vaga para as semifinais fora de casa.

Uma vitória simples por 1 a 0 basta para que os alemães eliminem os ‘colchoneros’ da competição.

É justamente deste placar de 1 a 0 que o Valencia precisa, no seu estádio de Mestalla, para reverter uma situação complicada após a derrota por 2 a 1 para o AZ Alkmaar, na Holanda.

Na outra partida disputada nesta quinta-feira, o Metalist de Kharkhov, da Ucrânia recebe o Sporting de Lisboa, e precisa da vitória após ter perdido por 2 a 1 na ida, em Portugal.

O Sporting chegou a abrir uma vantagem de 2 a 0, mas o meia brasileiro Cleiton Xavier (ex-Palmeiras) voltou a dar esperanças aos ucranianos ao diminuir o placar de pênalti nos minutos finais.

— Partidas de volta das quartas de final da Liga Europa:

– Quinta-feira (todas as partidas às 15h05 no horário de Brasília):

Ida

Valencia (ESP) – AZ Alkmaar (HOL)1-2

Athletic Bilbao (ESP) – Schalke 04 (ALE)4-2

Metalist de Kharkhov (UCR) – Sporting de Lisboa (POR)1-2

Hannover (ALE) – Atlético de Madrid (ESP)1-2