Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Classificado, Real enfrenta o Ajax na Liga dos Campeões

Madri, 6 dez (EFE).- Classificado matematicamente como primeiro do grupo às oitavas de final da Liga dos Campeões, com 100% de aproveitamento, o Real Madrid enfrenta nesta quarta-feira o Ajax, que precisa de um ponto para garantir vaga na próxima fase.

O Real Madrid se apresenta no Amsterdam Arena sem Iker Casillas, Sergio Ramos, Marcelo, Pepe, Sami Khedira, Lass Diarra e Cristiano Ronaldo. Todos foram poupados pelo técnico José Mourinho para o clássico do fim de semana contra o Barcelona.

O treinador português também não pensa em entrar com os outros titulares que viajaram para a Holanda. Uma equipe recheada de reservas deve ser a escalação provável que voltará a um estádio de grande lembrança para o time merengue, local onde conquistou seu sétimo titulo europeu.

Entre os que viajaram à Holanda está Álvaro Arbeloa, que retorna à equipe recuperado dos problemas musculares que o deixaram de fora dos últimos jogos. Além do lateral, a titularidade será muito bem-vinda para Nouri Sahin e Kaká, dois jogadores importantes para Mourinho, que já se recuperaram de lesões e precisam ganhar ritmo de jogo.

No ataque, o titular será o argentino Gonzalo Higuaín, já que o francês Karim Benzema será poupado para o clássico. Raúl Albiol, Varane, Granero, Beco e Altintop também terão a chance de entrar em campo na Holanda.

Um triunfo contra o Ajax dará ao Real Madrid a melhor campanha na fase de grupos da história da Liga dos Campeões. Milan, Paris Saint Germain, Spartak de Moscou e Barcelona já conseguiram seis vitórias em seis jogos na fase, mas nenhuma delas chegou ao saldo de gols da equipe de Mourinho, de 14.

Mas para isso, terão de passar por um Ajax que enfrenta o duelo como uma final, além de contar com o apoio de sua torcida. A equipe dirigida por Frank de Boer precisa pontuar para ser o segundo do grupo e garantir vaga nas oitavas de final.

O técnico do time holandês tem vários desfalques. Lesionados, Kolbeinn Sigthorsson, Siem de Jong, Derk Boerrigter, Nicolai Boilesen, Andre Ooijer, Ismail Aissati e Toby Alderweireld estão fora do jogo. Além disso, o defensor Alderweireld sofreu uma lesão muscular e também fica de fora. Sua posição será ocupada por Daley Blind ou Jan Vertonghen.

Apesar disso, Frank de Boer destacou que seus jogadores enfrentam o Real Madrid ‘com a confiança de avançar à seguinte fase’ e esperando ‘não precisar da ajuda do Dínamo de Zagreb’, o lanterna do grupo, que enfrenta o Lyon.

Até a temporada passada, o retrospecto entre as duas equipes era muito favorável ao Ajax, com quatro vitórias em seis encontros. Mas desde então, a equipe holandesa perdeu as três últimas partidas contra o Real.

No outro confronto da chave, o Lyon enfrenta Dínamo Zagreb na última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões precisando de um milagre para conseguir a classificação às oitavas.

A equipe precisa vencer por sete gols de diferença e torcer por uma vitória do Real sobre o Ajax. Pela primeira vez em nove temporadas a equipe francesa pode ser eliminada sem avançar às oitavas.

O Dínamo Zagreb, já eliminado, quer aproveitar o apoio da torcida para conquistar ao menos um ponto na fase de grupos.

Possíveis escalações:.

Ajax: Vemeer; Van der Wiel, Blind, Vertongen e Anita; Eriksen, Enoh e Janssen; Sulejmani, Lodeiro e Ebecilio.

Real Madrid: Adán; Arbeloa, Raúl Albiol, Varane e Coentrão; Sahin, Granero e Altintop; Kaká, Beco e Higuaín.

Árbitro: Manuel Jorge de Sousa (POR).

Estádio: Amsterdam ArenA. EFE