Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Clássicos na Europa: Itália x França e Alemanha x Holanda

Espanha, Argentina, Inglaterra e Uruguai também têm amistosos nesta quarta

A Alemanha leva desvantagem no retrospecto diante dos holandeses e quer tentar igualar o número de vitórias do confronto, mas está muito desfalcada

Além de Brasil e Colômbia, que se enfrentam na noite desta quarta-feira, em Nova Jersey, a rodada de amistosos internacionais deste meio de semana tem várias outras seleções importantes em ação – incluindo clássicos que colocam frente a frente algumas das equipes mais tradicionais do mundo. Em Parma, às 17h50 (no horário de Brasília), Itália e França se enfrentam mais uma vez – a partida marcará o reencontro das seleções que decidiram a Eurocopa de 2000, vencida pelos franceses, e a Copa do Mundo de 2006, quando os italianos triunfaram. Os times devernao aproveitar o difícil duelo para fazer ajustes para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. O técnico da seleção italiana, Cesare Prandelli, admite que o jogo tem uma importância maior do que a de outros amistosos. “Além de contar pontos para o ranking da Fifa, ele será fundamental para dar experiência aos jovens da equipe”, avaliou.

No mesmo horário, mais dois jogos têm destaque: Gabão x Portugal, na cidade de Libreville, no Gabão, e Suécia x Inglaterra, em Estocolmo. Os portugueses não poderão contar com seu principal astro, Cristiano Ronaldo, que machucou o olho esquerdo no fim de semana e foi vetado pelo departamento médico. Do outro lado, os ingleses tentarão parar Ibrahimovic para recuperar o caminho dos bons resultados. O jogo marca a estreia do novo estádio nacional sueco – o velho Rasunda foi aposentado em recente amistoso da seleção brasileira. Antes disso, às 15 horas, a seleção que conta com o melhor jogador do mundo entra em campo. O amistoso entre Argentina e Arábia Saudita, porém, não atrai muita atenção no país de Lionel Messi, pois a equipe está focada nas Eliminatórias e o adversário desta quarta, em Riad, é frágil. O time entrará em campo desfalcado de Higuaín e Gago, mas os craques Messi, Agüero e Di María estão garantidos.

Bem mais equilibrado e emocionante deverá ser o duelo entre os velhos rivais Holanda e Alemanha, às 17h30, em Amsterdã. No último encontro, pela Eurocopa deste ano, o time comandado por Joachim Low venceu por 2 a 1. Apesar do recente triunfo, a Alemanha leva desvantagem no retrospecto diante dos holandeses, somando sete vitórias, oito derrotas e nove empates. Os visitantes querem tentar igualar o número de vitórias do confronto, mas estão muito desfalcados – Khedira, Ozil e Klose estão fora. Mario Gotze e Marco Reus, destaques do Borussia Dortmund, estão confirmados. Pelo lado holandês, mais ausências: Sneijder e Van Persie estão machucados. Às 17h45 o jogo de destaque é entre Uruguai e Polônia, em Gdansk. Os atuais campeões sul-americanos não terão Forlán. Às 19h30, Espanha e Panamá se encontram pela primeira vez na história, na Cidade do Panamá. A atual campeã mundial levou Casillas, Ramos, Iniesta, Fábregas, Mata e Villa, mas não terá Xavi e Fernando Torres. Outros amistosos marcados para a quarta são Coreia do Sul x Austrália, China x Nova Zelândia, Rússia x Estados Unidos e Romênia x Bélgica.

(Com agência Gazeta Press)