Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Clássico Barcelona x Real Madrid é adiado por distúrbios na Catalunha

Clubes querem que o clássico espanhol, inicialmente marcado para o dia 26, aconteça em 18 de dezembro, no Camp Nou

O clássico entre Barcelona e Real Madrid, válido pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol e inicialmente programado para acontecer no próximo dia 26, foi adiado devido à conturbada situação política na Catalunha, palco de grandes protestos após a condenação de nove líderes separatistas.

Na quinta-feira 17, o Comitê de Competição da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) estudou um pedido inicial da liga que organiza o campeonato para que o mando de campo fosse invertido. Com isso, o clássico seria disputado no Santiago Bernabéu, em Madri, mas a possibilidade foi rejeitada pelos dois clubes.

A La Liga deseja que o clássico seja disputado no dia 7 de dezembro. Porém, na mesma data, o Barcelona enfrentaria o Mallorca, e o Real teria como adversário o Espanyol. Já na manhã desta sexta-feira 19, os dois clubes emitiram notas oficiais com uma sugestão de nova data que agrada a ambos: 18 de dezembro, uma quarta-feira, no Camp Nou.

O presidente da La Liga (associação que organiza a primeira divisão espanhola), Javier Tebas, disse que a entidade decidiu pedir a mudança, pois entendia que a realização do clássico representava um problema de segurança e político.

“Nós temos um departamento de inteligência que rastreia fóruns, ambientes digitais e ficou detectado que o clássico era uma ocasião especial, delicada, por conta dos grupos que estão gerando essa onda de violência em Barcelona”, afirmou.

Luis Rubiales, presidente da RFEF, pediu hoje que uma decisão seja tomada o mais rápido possível, pois há muita gente envolvida entorno do clássico. Já o Ministério do Interior considerou razoável a mudança de data devido aos distúrbios na Catalunha. A nova data da partida deve ser definida na próxima semana.