Chile não era o adversário ideal, admite Hortência sobre amistosos

A preparação da Seleção Brasileira feminina de basquete começou com uma série de amistosos sem exigência: foram duas vitórias contra o Chile por larga margem de pontos. Diretora da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a ex-jogadora Hortência reconheceu que os jogos não devem servir de parâmetro.
‘A gente fez uma programação para a Seleção, que foi quebrada com o cancelado do Campeonato Sul-americano de Clubes, que seria importante para classificar o País para o Mundial. Em cima da hora, não conseguimos outros amistoso, tentamos a Rússia, infelizmente nossa condição geográfica atrapalhou para trazermos equipes que estão disputando o Pré-Olímpico. O Chile não era o ideal, mas foi o que conseguimos’, comentou a Rainha do Basquete nesta segunda-feira.
Hortência pondera, contudo, que a Seleção feminina será testada a partir de agora. ‘Nós ainda vamos embarcar para a Austrália, voltamos ao Brasil para uma série de jogos com Cuba, viajamos para enfrentar os Estados Unidos e depois disputados um quadrangular com França, Estados Unidos e China. Essa é a nossa programação até a Olimpíada’, explicou.
Integrante do grupo campeão mundial e medalha de prata na Olimpíada de Atlanta-1996, Hortência evita falar em cobranças sobre um pódio em Londres-2012. Ela observa que vários fatores podem fazer a diferença na disputa olímpica.
‘Nós estamos em um momento de transição, preparando as seleções para 2016, mas temos responsabilidade da imagem junto aos patrocinadores e torcedores para vencer e ir bem. Agora, depende muito do momento, se estaremos inteiros, com ninguém machucado. Eu nunca cobro medalha’, comentou o dirigente.
No basquete feminino, como no másculo, os Estados Unidos são vistos como favoritos. Rússia e Austrália também contam com tradição de grandes equipes. ‘Temos condições de subir no pódio? Temos. Só que a jogadora precisa colocar em prática o que sabe, com beleza, força, competição, luta, de querer’ , encerrou.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.