Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chile acerta com a CBF e será sede da Copa América 2015

O Chile será a sede da Copa América de futebol de 2015, informou a Associação Nacional de Futebol Profissional chilena (ANFP), depois de chegar a um acordo com a direção da CBF, que havia assegurado que o torneio seria disputado no Brasil. “Com emoção e alegria comunico que, depois de 24 anos, a Copa América será realizada no Chile”, afirmou Sergio Jadue, presidente da ANFP, em coletiva de imprensa.

Segundo Jadue, a ANFP assinou um protocolo de acordo com o novo presidente da CBF, José Maria Marin, para concretizar a transferência da sede, que, pelo sistema de rotação, correspondia ao Brasil em 2015 e ao Chile em 2019. No entanto, depois que o Brasil virou o organizador da Copa das Confederações de 2013, do Mundial de Futebol 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Chile iniciou negociações para adiar a data e pode receber a Copa América em 2015.

O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, negou que o Brasil fosse ceder a organização da Copa ao Chile, mas, depois de deixar o cargo, os dirigentes do futebol brasileiro retomaram o diálogo com os chilenos, que acabou sendo frutífero. “Organizaremos uma Copa América muito boa e aspiramos deixá-la em casa”, acrescentou Jadue.

(Com France-Presse)