Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cheios de mistério, Grêmio e Inter disputam clássico n 390 no Olímpico

O 390Gre-Nal, que será disputado neste domingo, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Olímpico, será cercado por uma característica marcante de vários dos outros 389 clássicos jogados entre Grêmio e Internacional: o mistério. Dificilmente se saberá a escalação completa das equipes antes da entrada em campo.

No lado azul, há dúvidas até mesmo em relação ao esquema tático. Sem o lesionado Léo Gago e o suspenso Gabriel, Caio Júnior alterou a formatação do 3-5-2 para um 4-4-2 com apenas um volante, na partida da última quinta, diante do São Luiz. Agora, com ambos de volta, o retorno ao esquema com três defensores é possível. Domingo passado, contra o Juventude, a equipe atuou com esta formação.

No entanto, havia Douglas. Na última quinta, o Grêmio confirmou a venda de seu principal articulador ao Corinthians. Até que encontre um substituto, Caio Júnior terá que se virar com as opções disponíveis no elenco. Marquinhos, de boa atuação contra o São Luiz, deve ser um dos titulares. Caso a equipe atue com dois meias em um 4-4-2, a tendência indica que Leandro, outro que foi bem na vitória desta quinta, ocupe um lugar entre os que iniciam o jogo.

O técnico Caio Júnior voltará a disputar um Gre-Nal depois de 25 anos, desta vez como técnico. Como jogador, marcou quatro gols contra o Inter entre 1984 e 1987. O meia Marquinhos aposta no fator local como algo que pode desequilibrar em favor do Grêmio. ‘Em clássico não tem essa de torcida vaiando. Os jogadores entram ligados, não tem favorito’ aposta.

Pelo lado do Inter, o mistério envolve principalmente quem vai para o jogo. Quarta-feira, a equipe empatou por 2 a 2 com o Once Caldas, na Colômbia, classificando-se para a fase grupos da Copa Libertadores. Mesmo com uma distância de quatro dias em relação ao Gre-Nal, titulares podem ser poupados. A equipe viajou 10 horas na ida e 11 horas na volta.’Não tenho receio de usar reservas se necessário. O desgaste foi muito grande. Virar duas madrugadas em claro em uma semana é algo que nenhum ser humano normal aguenta’, avisou o técnico Dorival Júnior, que quer escalar o time mais forte possível, mas teme que não seja possível. Principal destaque do time, D’Alessandro garante que quer ir para o jogo.

Exames médicos nesta sexta-feira definiram quem joga e quem será poupado, mas o mistério permanece até momentos antes da partida. A tendência é que jogadores como Dagoberto e Nei, que vêm de lesão, sejam poupados. Oscar, que saiu muito cansado do jogo na altitude de Manizales, é outro que pode começar no banco de reservas. Quinta que vem o Inter já joga pela fase de grupos da Libertadores, contra o Juan Aurich, no Beira-Rio.

Rodada tem jogo de líderes e clássico em Caxias do Sul

O principal destaque da 5rodada da Taça Piratini, além do Gre-Nal, é o clássico Ca-Ju, domingo, às 17 horas. Ambas as equipes perderam a liderança de suas chaves no meio de semana e buscam recuperação. O Juventude levou 5 a 2 do Veranópolis, enquanto o Caxias só empatou, em casa, com o Santa Cruz: 1 a 1. Cruzeiro e Lajeadense, que tomaram a ponta da Dupla Ca-Ju, se enfrentam no mesmo dia e horário, em Porto Alegre.

Os jogos da 5rodada da Taça Piratini:

Domingo, 17h

Cruzeiro x Lajeadense

Veranópolis x Santa Cruz

Avenida x Ypiranga

Caxias x Juventude

Novo Hamburgo x São Luiz

Domingo, 18h

Pelotas x Canoas

Domingo, 19h

Cerâmica x São José

Domingo, 19h30

Grêmio x Internacional

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X INTERNACIONAL

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Data: 5 de fevereiro de 2012, domingo

Horário: 19h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa-RS)

Assistentes: Julio Cesar Santos e José Franco Filho

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Naldo e Grolli; Gabriel (Leandro), Fernando, Léo Gago, Marquinhos e Júlio César; Kleber e Marcelo Moreno.

Técnico: Caio Júnior

INTERNACIONAL: Muriel; Nei (Elton), Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Guiñazu, Bolatti (Dagoberto), Tinga, D’Alessandro e Oscar; Leandro Damião.

Técnico: Dorival Júnior