Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Chapecoense pagou 130 mil dólares por voos, diz diretor da Lamia

Os aviões eram alugados de uma empresa de mesmo nome que começou na Venezuela por volta de 2008

Por Cláudio Goldberg Rabin
Atualizado em 29 nov 2016, 20h24 - Publicado em 29 nov 2016, 20h09

A história da empresa Lamia Corporation, cujo único avião fazia o transporte dos jogadores da Chapecoense, começou na Venezuela, recomeçou com outros donos na Bolívia e, possivelmente, terminou na Colômbia.

A Lamia recebeu autorização para realizar transportes não regulares de passageiros na Bolívia em 31 julho de 2015 e passou a se especializar no transporte de equipes de futebol. Os custos variam de acordo com os trajetos, mas a Chapecoense pagou à empresa 130 mil dólares pelos voos, disse à VEJA o diretor-geral da empresa, Gustavo Vargas.

A Lamia original foi fundada em 2008 pelo empresário espanhol radicado na Venezuela, Ricardo Albacete, graças a uma cooperação entre China e Venezuela, que possibilitou a compra dos aviões. Batizada de Linha Aérea Mérida Internacional de Aviação, daí a sigla Lamia, tinha o objetivo de impulsionar o turismo no país.

A empresa teve dificuldades na Venezuela e colocou os aviões para alugar no país vizinho. Uma aeronave, o modelo britânico Avro RJ85, de 17 anos, já estava em operação e havia mais três em manutenção. Confira abaixo trechos da entrevista com o diretor-geral da Lamia:

Continua após a publicidade

Quando a companhia começou?
Começou o processo há dois anos e meio. Em um ano conseguimos cumprir todos os trâmites para poder operar e faz aproximadamente um ano nós estamos voando.

Quanto a equipe da Chapecoense?
Eles pagaram 130 mil dólares pelos voos de Bolívia a Medellín e de Medellín a Bolívia.

Qual a relação da Lamia boliviana com a Lamia venezuelana?
Não há nenhuma relação a não ser o nome.

Continua após a publicidade

Sim, mas os logos são os mesmos.
São os mesmos, porque os aviões são os mesmos. O dono dos aviões tinha a outra companhia antes. Nós os alugamos, como é comum para empresas aéreas. Pagamos um aluguel mensal.

Quantos aviões a Lamia operava?
Estávamos com um avião alugado, mas tínhamos três na Bolívia. Os aviões estavam em manutenção. Quando estivessem em condições de voo, nós poderíamos alugá-los.

Quantos voos a companhia fez ao total?
Foram muitos entre locais e internacionais, não tenho o número exato.

Continua após a publicidade

Por que tantos voos de equipes de futebol?
Somo uma empresa de voos charter [fretados], não podemos fazer itinerários fixos. E as equipes de futebols são grandes e acompanhadas por muitas pessoas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.