Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cesar Cielo perde vaga nos 50m e está fora da Rio-2016

Campeão olímpico chegou em 3º lugar e foi superado pelos concorrentes Ítalo Duarte e Bruno Fratus, que ficaram com as duas vagas dos Jogos na prova mais rápida da natação.

O nadador Cesar Cielo está fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na tarde desta quarta-feira, o atleta de 29 anos chegou em terceiro nas finais dos 50m livre do Troféu Maria Lenk, no Rio, justamente contra os dois adversários diretos na briga pelas duas vagas à Rio-2016. Ele fez o tempo de 21s91, contra 21s82, do segundo colocado, Ítalo Duarte, e 21s74, do líder da prova, Bruno Fratus.

Cielo conseguiu abaixar o tempo das eliminatórias, disputadas nesta manhã, quando fez 21s99. Com o resultado obtido nesta fase, ele estava até então garantido na Olimpíada, pois o seu concorrente direto, Ítalo Duarte, havia feito 22s08, enquanto Bruno Fratus já estava garantido com a boa marca de 21s50, conquistada na seletiva olímpica de Palhoça (SC). Mas Duarte surpreendeu novamente e eliminou as chances do campeão olímpico.

Com lágrimas nos olhos, Cielo se desculpou com a torcida após sair da piscina. “Vou pedir desculpas para vocês. Fiquei muito aquém do que sei fazer. Não nadei bem hoje, e é muito difícil estar conversando com vocês do jeito que estou conversando hoje. Bola pra frente.”

A não classificação de Cesar Cielo para a Olimpíada surpreende por ele ser um especialista na categoria e um dos maiores competidores da prova de todos os tempos, tendo conquistado nos Jogos de 2008, em Pequim, a única medalha de ouro da história da natação brasileira – em 2012, nos Jogos de Londres, ficou a com a medalha de bronze. Ele ainda é bicampeão mundial da prova mais rápida da natação (2009, em Roma, e 2012, em Xangai)

Chance desperdiçada – Cielo chegou a bater o índice dos 100m livre na segunda-feira, mas abriu mão da final no Maria Lenk, o que poderia ter sido a chance de ele ter melhorado o tempo e cravado um lugar na equipe de revezamento 4×100 livre. No entanto, com a decisão, ele permaneceu com o sétimo melhor tempo, sendo que apenas seis atletas se classificam para a prova (quatro titulares e dois reservas).

(Da redação)