Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CBF reconhece: Flamengo é campeão brasileiro de 1987

Título fica dividido com o Sport; cariocas são oficialmente hexacampeões

O Flamengo é oficialmente hexacampeão brasileiro desde a manhã desta segunda-feira. Após reunião na sede da CBF, no Rio de Janeiro, Ricardo Teixeira, presidente da confederação, reconheceu que o time carioca foi campeão nacional em 1987, quando disputou a Copa União, organizada pelo Clube dos 13. O campeonato brasileiro da CBF naquele ano foi conquistado pelo Sport. Os dois clubes dividirão o título de campeão brasileiro de 1987.

Os outros títulos nacionais do time carioca foram conquistados em 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009. Com a decisão desta segunda, a CBF oficializa o Flamengo como primeiro time pentacampeão do Brasileiro. Agora, o clube pretende brigar pela Taça das Bolinhas, que foi entregue ao São Paulo na última segunda-feira. O troféu seria dado ao primeiro time pentacampeão brasileiro ou ao primeiro que conquistasse o campeonato três vezes consecutivas.

O time paulista conquistou seu quinto título nacional em 2007, quando a questão de 1987 ainda estava indefinida. Após a conquista de seu quinto Campeonato Brasileiro em 1992, o time carioca solicitou a entrega da taça, mas a Caixa Econômica Federal, que criou o troféu, manteve a peça em seus cofres.

Em 1987, a Copa União substituiu o Campeonato Brasileiro da primeira divisão. Com o torneio em andamento, a CBF determinou que os vencedores da Copa União (Flamengo e Internacional) e do Campeonato Brasileiro (Sport e Guarani) decidiriam o título nacional num quadrangular final. Flamengo e Internacional se negaram a jogar a decisão, tornando o Sport campeão e o Guarani vice.