Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CBF muda datas, ajuda São Paulo e Palmeiras e irrita Inter

Dois jogos do Brasileirão foram alterados por causa da Copa Sul-Americana e da inauguração da arena palmeirense. Gaúchos dizem que foram prejudicados

A CBF alterou as datas de duas partidas do Brasileirão na quinta-feira – e a mexida na tabela beneficiou dois clubes paulistas e incomodou um gaúcho. A pedido do Palmeiras, o jogo contra o Sport, antes marcado para o dia 20, passou para o dia 19, permitindo que o clube inaugure sua nova arena. Para atender ao São Paulo, a CBF antecipou o jogo contra o Internacional, que seria no dia 19, para a próxima quarta, dia 12. O clube do Morumbi ficou aliviado, mas a alteração motivou protestos no Beira-Rio. A diretoria do Inter promete tentar reverter a decisão porque acha que será prejudicada. Com a antecipação da data da partida, diminuem as chances de o Inter contar com um de seus melhores jogadores, o volante chileno Aránguiz, já que a partida acontece em data Fifa. Os gaúchos ficaram irritados também porque não foram consultados sobre a alteração na tabela.

Leia também:

Sem voo para Medellín, São Paulo teme WO e ataca CBF

PM libera, mas CBF impede estreia da arena do Palmeiras

Cruzeiro vai decidir a Copa do Brasil em casa, no Mineirão

A mudança foi decidida depois que o vice-presidente de futebol do São Paulo, Ataíde Gil Guerreiro, criticou publicamente a CBF e disse que poderia até perder por WO o jogo de ida da semifinal da Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, em Medellín. O clube afirmou ter sido pego de surpresa ao ver que o jogo seria já na próxima quarta, pois a previsão inicial era de que o duelo ocorreria só na semana seguinte. Sem alternativas para viajar de Salvador, onde atua no fim de semana, até a Colômbia, o São Paulo ameaçava tomar medidas drásticas. “Isso é falta de responsabilidade, de respeito, além de incompetência da CBF. A entidade não está se preocupando com seus filiados. Parece até coisa articulada. A vergonha de um WO cai para o São Paulo, não para a CBF”, reclamou o dirigente. Conmebol, Atlético e as emissoras de TV envolvidas teriam concordado com essa mudança.

Se o Inter não conseguir interferir na adaptação da tabela, o São Paulo jogará em casa pelo Brasileirão na quarta e só viajará para a Colômbia na semana seguinte – quando, segundo a diretoria, já tem passagens e hospedagem marcadas. Com o jogo entre São Paulo e Inter no Morumbi passando do dia 19 para o dia 12, o Palmeiras também conseguiu o que queria. A partida entre Palmeiras e Sport estava marcada para o dia 20, com prazo apertado para a montagem do palco do show de Paul McCartney, no dia 25. Isso colocava em risco a estreia do Allianz Parque. Sem nenhum outro jogo em São Paulo no dia 19 – e com a TV Globo precisando de uma partida para exibir em sua faixa das 22 horas -, o Palmeiras conseguiu antecipar a partida. A CBF confirmou que a alteração de data “foi um pedido do clube mandante, para possibilitar a inauguração da sua praça esportiva”.

(Com Estadão Conteúdo e agência Gazeta Press)