Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CBF esquece título de 67 e deixa Palmeiras atrás do Santos em ranking

O novo ranking de clubes divulgado na terça-feira pela Confederação Brasileira de Futebol está errado. A relação aponta o Santos na liderança com 2.358 pontos, quando na verdade o ponteiro deveria ser o Palmeiras, que teve o título do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 esquecido pela entidade.

Apontado pela Folha de São Paulo, o equívoco não foi percebido pelo Alviverde, que por meio de uma nota em seu site comemorou a segunda colocação no ranking utilizado para, por exemplo, definir dez dos 64 participantes da Copa do Brasil.

A unificação dos títulos brasileiros desde 1959 (Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa) aos disputados a partir de 1971 – chancelada pela CBF em dezembro passado – rendeu ao Palmeiras mais quatro conquistas nacionais e a curiosa situação de ser a única equipe bicampeã brasileira em um mesmo ano. Isso porque em 1967, seis meses depois de vencer o Robertão, o Alviverde faturou a Taça Brasil.

No ano seguinte, também houve dois campeões nacionais (Santos e Botafogo), e as duas conquistas foram computadas pela CBF na lista, ao contrário do título do Verdão, vencido após quadrangular decisivo contra Inter, Grêmio e Corinthians. Sem o Robertão de 1967, o Palmeiras deixou de somar 60 pontos que o deixaram oito à frente do Santos. O Colorado, vice na ocasião, também foi prejudicado com o erro, já que com mais 59 pontos ultrapassaria o Cruzeiro na sétima colocação.