Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

CBF divulga Ranking Nacional de Clubes; Cruzeiro lidera

Atual bicampeão brasileiro é seguido por Corinthians e Flamengo

Por Da Redação 9 dez 2014, 08h27

A CBF divulgou na noite desta segunda-feira o novo Ranking Nacional de Clubes. O atual campeão brasileiro Cruzeiro subiu sete posições em relação ao ano passado e é o novo líder. O time mineiro soma 15.328 pontos, 648 à frente do vice, Corinthians. O Flamengo é o terceiro colocado, com 14.578 pontos. Líder do ano passado, o Grêmio caiu para a quarta colocação.

Leia também:

Ricardo Goulart é eleito o Bola de Ouro de 2014

Brasileirão teve média de gols baixa, mas público subiu

Cruzeiro, um campeão da estabilidade e do planejamento

Em seu terceiro ano em novo formato, o ranking da CBF leva em conta apenas as últimas cinco temporadas, que têm pesos diferentes na soma dos pontos. O campeão brasileiro da Série A recebe 800 pontos, enquanto o ganhador da Série B leva 400 pontos. O vencedor da Copa do Brasil ganha 600 pontos e os vice-campeões de todos estes torneios recebem 80% dos pontos do campeão. Os clubes que participam da Libertadores e entram na Copa do Brasil apenas nas oitavas de final recebem uma bonificação de 400 pontos. Se um clube brasileiro vencer a Copa Sul-Americana e não participar da Copa do Brasil, ele receberá 280 pontos. De acordo com os critérios da entidade, o ano vigente multiplica a pontuação por cinco, o ano anterior por quatro e assim por diante.

A CBF divulgou também o Ranking de Federações, novamente com a Federação Paulista na liderança, com 92.821 pontos, seguida pelas federações carioca, mineira, gaúcha e paranaense. As federações catarinense, goiana, pernambucana, baiana e cearense fecham a lista das dez melhores ranqueadas, todas mantendo as mesmas posições do último ranking. Para visualizar o Ranking Nacional de Clubes completo clique aqui.

(Com agência Gazeta Press)

Continua após a publicidade
Publicidade