CBDA é denunciada pelo MPF por organização criminosa
Dirigentes da entidade são acusados de desvio de mais de 1 milhão de reais em recursos públicos

O Ministério Público Federal divulgou uma nota nesta terça-feira, anunciando que denunciou membros da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) por organização criminosa. Coaracy Nunes, presidente detido, além de outros três diretores da entidade e quatro empresários são acusados de formar um grupo especializado em desviar recursos destinados às modalidades aquáticas.
Desde o início da Operação Águas Claras, deflagrada no início do mês, esta é a primeira denúncia criminal realizada pelo Ministério. Anteriormente, o MPF propôs ações civis públicas por improbidade administrativa, em setembro do ano passado e em março deste ano.
O ex-presidente foi acusado ao lado de Sérgio Alvarenga, diretor financeiro, Ricardo de Moura, diretor de natação, e Ricardo Cabral, que dirige o polo aquático. Os quatro estão presos de maneira preventiva. Os empresários que também foram denunciados representam as empresas Natação e Competitor. Ambas foram utilizadas para fraude de licitações para compra de materiais esportivos, resultado em um desvio de mais de R$ 1 milhão.
Além disso, a organização criminosa também é acusada de desviar 50.000 dólares (cerca de 155.000 reais) em prêmios de competições e apropriação indevida de 5 milhões de reais em recursos destinados ao polo aquático.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.