Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cautelosa, Red Bull segue tendência com degrau no bico

Por AE

Milton Keynes – Campeã dos últimos dois Mundiais de Construtores e de Pilotos da Fórmula 1, a Red Bull apresentou nesta segunda-feira, via internet, o seu novo carro para a temporada deste ano da categoria. Projetado por Adrian Newey, o modelo RB8 trouxe como principal novidade uma entrada de ar logo acima de um bico rebaixado, este que segue a tendência da maioria das outras equipes da F1, fato propiciado pelo novo regulamento aerodinâmico para 2012.

Batizado de RB8 por ser o oitavo carro produzido pela escuderia com sede em Milton Keynes, na Inglaterra, o novo carro da Red Bull traz poucas novidades em relação ao supervencedor modelo de 2011, que ajudou o alemão Sebastian Vettel e o australiano Mark Webber a ganhar 12 corridas ao total no ano passado.

Até agora, apenas a McLaren não adotou o uso de um degrau no bico de seus carros, enquanto a Ferrari, por exemplo, promoveu essa mudança estética que tornou o seu novo modelo esteticamente mais feio do que o habitual. A Red Bull, por sinal, exibiu um bico um pouco mais inclinado que o mostrado por outras escuderias.

Considerado o segredo mais bem guardado para a temporada de 2012, o novo carro da Red Bull foi elogiado por Vettel, que buscará neste ano o seu terceiro título mundial consecutivo. O alemão, porém, preferiu adotar um discurso cauteloso ao comentar suas perspectivas na luta pelo tri. “O objetivo, obviamente, é voltar a protagonizar um grande ano, mas sabemos quão especial e complicado é estar sempre perto do pódio. Porém, nossa intenção é tentar isso novamente e logo veremos de poderemos conseguir com o novo RB8”, opinou o alemão.

Em seguida, o bicampeão lembrou que o novo regulamento da F1 deve tirar a vantagem que os carros da Red Bull apresentavam sobre os seus principais rivais. “Nas temporadas passadas tivemos uma série de vantagens, como foi o duplo difusor e o sistema ao redor dos gases de escape, mas agora perdemos essa vantagem e creio que será realmente difícil marcar a diferença, ainda que obviamente esperemos que nosso carro seja melhor do que os outros”, completou Vettel, apontando que neste ano “todos os carros serão muito parecidos”.

Webber, por sua vez, também lembrou que o novo modelo da Red Bull será colocado à prova, tendo em vista o novo regulamento da F1. “Tenho muita vontade de guiar o novo carro pela primeira vez depois do muito trabalho que sempre dá para criar um novo modelo, mas o mais importante agora será obter o máximo de informação possível para alcançar o melhor rendimento possível antes de iniciar a temporada em Melbourne”, salientou o piloto, se referindo à prova de estreia do Mundial de 2012, no dia 18 de março, na Austrália.

Já Adrian Newey, considerado o grande gênio das pranchetas da F1 na atualidade, também destacou que o novo regulamento da categoria poderá complicar a Red Bull em sua missão de seguir dominante neste ano. “É difícil, perdemos a tecnologia dos escapamentos e, com a restrição desses escapamentos que conseguimos desenvolver e que talvez nos colocou à frente por alguns anos, tivemos de repensar isso durante o inverno. Se isso vai nos afetar mais do que os outros, é difícil saber. Projetamos o RB7, carro do ano passado, em torno do escapamento e provavelmente fomos os únicos a fazê-lo, então pode ser que tenhamos perdido mais que os outros. Mas só o tempo vai dizer. Será bom fazermos alguns testes e ver onde nós estamos”, enfatizou.

A primeira experiência na pista do novo carro da Red Bull acontecerá nesta terça-feira, quando começam os testes coletivos de pré-temporada da F1, em Jerez de la Frontera, na Espanha.