Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cásper Líbero completaria 123 anos nesta sexta-feira

Um dos maiores jornalistas da história do Brasil e fundador de A Gazeta Esportiva, Cásper Líbero completaria 123 anos de idade nesta sexta-feira, 2 de março. Nascido em 1889, em Bragança Paulista, é um dos responsáveis pela modernização da imprensa nacional, ainda no início do século passado, e patrono da Fundação Cásper Líbero.

O início da trajetória de Cásper no jornalismo ocorreu após ele se formar em Direito na prestigiada Faculdade do Largo São Francisco. No Rio de Janeiro, ele fundou o ‘Última Hora’, jornal vespertino de grande circulação na cidade. De volta a seu Estado natal, criou, aos 23 anos de idade, a Agência Americana, primeira agência de notícias de São Paulo.Ainda jovem, adquiriu o jornal A Gazeta e o transformou em um dos maiores veículos de sua época, graças a técnicas que revolucionaram a imprensa nacional, como a substituição do télegrafo pelo teletipo e a nova dinâmica de distribuição, que fazia com que a publicação chegasse aos leitores mais rapidamente.

Foi a partir daí que surgiu A Gazeta Esportiva, atualmente Gazetaesportiva.net, que começou a circular em dezembro de 1928 como suplemento de A Gazeta. Em 1947, tornou-se jornal diário, cobrindo os principais acontecimentos esportivos do mundo.

O jornalista também era um grande incentivador do esporte nacional e criou eventos importantes como a Corrida Internacional de São Silvestre e a Prova Ciclística 9 de Julho.

Cásper Líbero faleceu em 1943 em um acidente aéreo no Rio de Janeiro, à época já era dono também da Rádio Gazeta. Como expresso em seu testamento, foi criada a Fundação Cásper Líbero, complexo que administra a TV Gazeta, Rádio Gazeta AM/FM, a Gazetaeportiva.Net, a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e o Grupo Cidadania Empresarial.