Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Casal campeão do Quênia vence 28 edição da Corrida Integração

Um casal de corredores do Quênia já começa a causar incômodo nos fundistas brasileiros. Isso porque Mark Korir e Eunice Kirwa, que já venceram a Meia Maratona do Rio de Janeiro, disputaram a 28edição da Corrida Integração e voltaram a subir ao lugar mais alto do pódio na prova disputada no Parque Taquaral, em Campinas, no interior de São Paulo.

A queniana Eunice Kirwa, de 27 anos, venceu a prova pelo terceiro ano consecutivo, coroando a vitória obtida em solo carioca mais uma vez com o marido. ‘Correr é a minha vida’, disse a atleta. Ela percorreu os 10 km de prova em 33min38s, cruzando a linha de chegada quase um minuto à frente da segunda colocada, Tatiele Roberta de Carvalho, que fez também um ótimo tempo, 34min42s.

Na sequência das duas líderes, vieram Maria Lucia Santos do Nascimento (35min27s), Fernanda Raimunda Soares (37min11s) e Cleuza Maria Irineu (41min04s), veterana de 46 anos. Ela foi campeã em 1998 e participava da corrida como convidada especial, sem nenhuma expectativa, mas acabou conquistando novamente seu lugar entre os vencedores.

Marido de Kirwa, Korir também vence em Campinas depois de ganhar no RJ – Vindo também do Quênia, o estreante na prova, Mark Korir, de 23 anos, parecia passear na liga profissional da prova. Largou olhando para o lado, acompanhando o movimento dos demais competidores. Mais para frente, ele revelou ter sentido alguma dificuldade com a força contrária do vento, única resistência encontrada pelo atleta no clima de sol radiante do domingo.

‘Por que você corre?’, perguntaram a Korir, quando já exibia no peito a medalha de campeão com um tempo de prova de 29min57s. ‘Porque é o meu talento. Desde os sete anos, correr é tudo o que eu faço’, sentenciou.

Uma das surpresas negativas para os quenianos – e positivas para o Brasil – na prova dos 10km foi o queniano Kiprono Kimosop, que ficou em quarto lugar. Ele vinha tranquilamente em terceiro lugar. No entanto, faltando poucas passadas para cruzar a linha de chegada, ele viu o brasileiro Paulo Alves dos Santos ultrapassá-lo e, por um segundo de diferença, conquistar a terceira posição.

Na classificação final o pódio foi ocupado por Mark Korir (29min57s), Marcelo Cabrini (30min01s), Paulo Alves dos Santos (30min36s), Kiprono Kimosop (30min37s) e Adilson Alves Dolberth (31min00s).

Na prova dos 5 km, os vencedores foram Joyce Hilana Santiago, com o tempo de 19min37s, e Wagner Ferreira da Cruz, correndo a 16min14s.