Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CAS suspende Contador por doping e espanhol fica fora de Londres-2012

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) suspendeu o espanhol Alberto Contador por dois anos, nesta segunda-feira, pelo doping por clembuterol durante a Volta da França de 2010, em que foi campeão. O ciclista também teve todos seus resultados após o testes anulados, perdendo o título da competição francesa e da Volta da Itália de 2011.

Como já cumpriu parte de sua pena quando estava suspenso preventivamente, Contador poderá voltar a competir no dia 6 de agosto. Ele não disputará a Volta da França deste ano, nem os Jogos Olímpicos de Londres-2012, em que era o principal favorito a conquistar o ouro no ciclismo de estrada.

Contador foi flagrado com 50 picogramas (bilionésima parte de um grama) de clembuterol, substância que dilata os brônquios e torna a respiração mais efetiva, em seu organismo durante a Volta da França de 2010. O espanhol alegou o consumo de carne contaminada como motivo para a presença da substância.

O TAS admitiu que não há provas do doping do ciclista, mas o puniu porque ele não conseguiu comprovar sua tese de ingestão acidental da substância.

Na edição de 2011 da Volta da França, torcedores protestaram contra o espanhol, que disputou a competição por ter sido absolvido pela Real Federação Espanhola de Ciclismo – posteriormente a União Ciclística Internacional recorreu da decisão ao CAS. Um dos manifestantes invadiu a prova com uma máscara e uma seringa na mão e levou um soco de Contador. &emsp