Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CAS dará veredicto sobre Contador em duas semanas

Por AE

Lausanne – A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) disse que vai revelar sua decisão sobre o caso de doping de Alberto Contador em cerca de duas semanas. O ciclista espanhol pode ser suspenso por dois anos após dar positivo para clembuterol em exame antidoping realizado durante a edição de 2010 da Volta da França. O competidor culpa o consumo de uma carne contaminada pelo resultado.

A CAS planejava apresentar um veredicto sobre o caso no início deste mês, mas culpou informações divulgadas na imprensa sobre o processo pelo retardamento da sua decisão. A corte disse que perguntou à União Ciclística Internacional (UCI), à Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), Contador e à Federação Espanhola de Ciclismo se eles desejavam mudar a composição do painel, mas todos declinaram.

“Infelizmente, esse lamentável incidente atrasou um pouco o trabalho do painel e a publicação da decisão final agora deve ser divulgada durante a semana do dia 31 de janeiro de 2012”, anunciou a CAS, em comunicado oficial.

Campeão da Volta da França em 2007, 2009 e 2010, Contador disse que o resultado positivo do exame antidoping aconteceu por conta do consumo de uma carne contaminada. A Federação Espanhola de Ciclismo aceitou a versão, mas a UCI e a Wada apelaram à CAS e pediram uma suspensão de dois anos.