Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Carro que dispensa motorista já pode rodar nos EUA

Estado de Nevada dá permissão a modelo com sistema desenvolvido pelo Google

Nevada é o primeiro estado americano a permitir que um carro sem motorista rode por suas ruas e estradas. Um Toyota Prius recebeu a permissão depois de 255.000 quilômetros de testes – entre eles, atravessar a ponte Golden Gate, na Califórnia – sem ninguém entre o banco e o volante.

Para andar sem a ajuda de um condutor, o carro utiliza um sistema desenvolvido pelo Google, é equipado com câmeras no teto, com radares e com tecnologia laser. O conjunto torna o veículo capaz de identificar pedestres, ciclistas e outros carros.

Durante o período de testes, o único incidente ocorrido com o Toyota Prius foi provocado pelo condutor de outro carro, segundo o engenheiro Sebastin Thrun: no ano passado, um veículo bateu de leve no carro sem motorista, em um semáforo.

Em março, Nevada aprovou legislação que regulamenta a circulação de carros sem motoristas. Os veículos precisam ser supervisionados por duas pessoas: um condutor para casos de emergência e uma pessoa apta a monitorar o computador de bordo.

Até agora, o carro esteve sempre sob a “supervisão” de um motorista profissional. A primeira viagem após a autorização será na cidade de Las Vegas.

Abaixo, uma ideia de como funciona o carro: