Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Carro com o airbag para pedestre já está à venda no Brasil

Volvo V40 custa a partir de R$ 115.950. Pacote de segurança sai por R$ 15.000

Enquanto isso, lá fora…

Na Espanha, esse modelo custa:

  1. • Básico: 21.380 euros, ou 59.400 reais
  2. • Versão T4: 28.530 euros, ou 79.200 reais

Leia também: Por que o carro é tão caro no Brasil?

Principal atração da Volvo no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado, o hatchback V40 já está à venda no Brasil. Ele chega equipado com vários dispositivos de segurança, entre eles um inédito airbag externo voltado para proteger vítimas de atropelamentos. Neste tipo de acidente, sensores instalados na parte frontal do carro detectam a presença de pedestres e disparam a bolsa em caso de impacto. Ela cobre parte do para-brisa e o capô se ergue levemente para amortecer o choque da vítima contra o carro. Mas a bolsa só é deflagrada em velocidades entre 20 km/h e 50 km/h.

Leia também:

Corolla: Toyota revela mais duas imagens da versão 2014

Peugeot revela a nova geração do 308 – que mudou muito

Toyota traz novo SUV RAV4 por 96.900 reais

Novo Hyundai Santa Fe chega ao país por 135.000 reais

Porém, a versão básica do modelo, que é oferecida a 115.950 reais, não vem com o airbag externo de série. Para contar com o equipamento, é preciso desembolsar mais 15.000 reais, valor cobrado pelo pacote de itens opcionais Safety (segurança, em inglês) e que inclui ainda detectores de ponto cego e de pedestres, leitor de placas de limite de velocidade, assistente de mudança de faixa de rolamento e alerta de tráfego lateral, e piloto automático adaptativo, que freia ou acelera o carro de acordo com a distância do veículo logo à frente. Este conjunto de equipamentos de segurança passiva e ativa torna o V40 o automóvel mais seguro do mundo. No ano passado, o hatch alcançou a maior pontuação de todos os carros testados pela Euro NCAP, instituição independente que avalia a segurança de modelos à venda na Europa, com 98% de índice de proteção para adultos, 75% para crianças e 100% para pedestres.

No Brasil, o V40 está sendo oferecido apenas na versão Dynamic T4, equipada com motor de cinco cilindros em linha, 2.0 litros turbo, com 180 cavalos e 30,6 kgfm de torque. Ele conta com câmbio automático (Geartronic), de seis marchas, e sistema start-stop, que desliga o motor em paradas de curta duração para reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Com esta configuração, o V40 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e alcançar a velocidade máxima de 250 km/h.

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

O hatch é produzido em Ghent, na Bélgica, e vem de fábrica com ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, painel de instrumentos totalmente digital, equipamento de áudio com rádio MP3 player e oito alto-falantes, conectividade para iPod e telefones móveis, tela de sete polegadas, sensores de estacionamento traseiro e de chuva, faróis com acendimento automático, destravamento automático das portas e acionamento da ignição sem necessidade de chave.

A lista de itens de segurança, por sua vez, agrega freios com ABS, sete airbags internos (frontais, laterais, cortina e para o joelho do motorista) e frenagem automática do carro em velocidades de até 50 km/h e sem intervenção do motorista. Além do Safety, a Volvo Cars oferece outros dois pacotes de opcionais. O Tech sai por 10.000 reais e traz navegador GPS integrado ao painel, DVD player, câmera de ré e assistente de estacionamento (Park Assist). Já o Sport custa 12.000 reais e vem com teto solar panorâmico, faróis adaptativos com lâmpadas de xênon e rodas de liga leve de 18 polegadas.

Comercial

volvo v40

Airbag para pedestre

volvo v40

Detetor de pedestre

volvo v40

City Safety

volvo v40

Crash test

volvo v40

Park assist

volvo v40

Tecnologia

volvo v40

Interior

volvo v40