Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Cariocas e gaúchos faturam últimas vagas da Libertadores

Flamengo, Inter, Fluminense, Vasco e Corinthians representarão o Brasil

Por Da Redação 4 dez 2011, 18h33

A definição das últimas duas vagas para a Taça Libertadores de 2012 confirmou a boa fase do futebol carioca que, apesar de ter perdido o título do Brasileirão para o pentacampeão Corinthians, terá três dos cinco representantes brasileiros na principal competição sul-americana no próximo ano. Além de Vasco e Fluminese, que já estavam matematicamente classificados junto com o Corinthians, o Flamengo também confirmou sua participação ao empatar neste domingo por 1 a 1 com os vascaínos, e terminar na quarta posição, com 61 pontos.

A outra vaga ficou com o Internacional, que derrotou o Grêmio por 1 a 0 e acabou o Brasileiro em quinto lugar, com 60 pontos. Com a vitória, os gaúchos tiraram da Libertadores o São Paulo, que goleou o Santos por 4 a 1, mas acabou com um ponto a menos que o Inter. A equipe tricolor terminou apenas com vaga para a Copa Sul-Americana.

Clássico gaúcho – Disputado no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, o clássico gaúcho foi emocionante. Na despedida do técnico gremista Celso Roth, que já anunciou que deixa o cargo com o final do Brasileirão, o Grêmio mostrou bastante disposição para vencer e atrapalhar o rival. Mas o Inter teve o domínio de quase todo o jogo. O gol, porém, demorou para sair, aumentando a aflição da torcida colorada.

A rede gremista só balançou aos 16 minutos do segundo tempo, após o volante Fábio Rochemback, do Grêmio, cometer pênalti no atacante Oscar, do Inter. O meia argentino D’Alessandro cobrou no canto esquerdo do goleiro Victor, que se esticou todo, mas não alcançou a bola. Depois disso, o Grêmio pressionou bastante para buscar o empate, mas não conseguiu estragar a festa do rival.

Engenhão – No Rio de Janeiro, quem fez a festa foi o Flamengo. Depois de passar dez partidas sem vencer no campeonato, o maior jejum da história da equipe na competição, o time rubro-negro se recuperou na reta final e acabou premiado com a vaga na Libertadores. O grande responsável foi o atacante Renato, autor do gol de empate contra o Vasco. Mas a presença garantida no torneio continental deve facilitar a presença no elenco de Ronaldinho Gaúcho, que ameaçava sair da equipe por estar com salários atrasados.

O camisa 10 comentou seu futuro no Flamengo. “Tenho contrato e um relacionamento maravilhoso com a presidente (Patrícia Amorim). Faltam pequenos detalhes burocráticos. Com a classificação para a Libertadores ficou mais fácil. Estou muito motivado para disputar a Libertadores. Quando eu cheguei o objetivo era esse. Saio com a cabeça erguida. Foi um ano maravilhoso”, disse Ronaldinho.

(Com agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade