Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Capitão alemão na Copa, Lahm se aposenta da seleção

Lateral de 30 anos se dedicará exclusivamente ao Bayern de Munique

O lateral-direito Philipp Lahm, capitão da Alemanha na conquista do tetracampeonato mundial no Brasil, anunciou nesta sexta-feira a sua aposentadoria da seleção, menos de uma semana após a vitória sobre a Argentina, na decisão do torneio, no Maracanã. A Federação Alemã de Futebol (DFB) informou que Lahm, de 30 anos, comunicou o presidente da entidade, Wolfgang Niersbach, de sua decisão em um telefonema. Já o técnico da equipe, Joachim Löw, foi informado pessoalmente na última segunda-feira.

“Ele não foi apenas um excelente jogador em 10 anos pela seleção, mas sempre um modelo absoluto. Eu o agradeço por tudo o que entregou para a seleção”, disse Niersbach.

Lahm jogou 113 partidas pela seleção da Alemanha, desde a sua estreia na vitória por 2 a 1 sobre a Croácia em 18 de fevereiro de 2004, e marcou cinco gols pela equipe. Além do Mundial deste ano, o lateral também participou das Copas de 2006 e de 2010 e de três edições da Eurocopa, em 2004, 2008 e 2012.

Ao optar por não defender mais a seleção alemã, Lahm vai jogar apenas no Bayern de Munique, atual campeão nacional e com o qual renovou contrato até 2018.

(Com Estadão Conteúdo)