Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

No Rio, candidatos a prefeito tentam surfar na onda olímpica

Políticos do Rio tentam atrelar a própria imagem aos Jogos nas redes sociais. Campanha eleitoral começa hoje em todo o Brasil

Tirar uma casquinha da Olimpíada do Rio de Janeiro para alavancar a popularidade não é privilégio apenas do prefeito Eduardo Paes. Os candidatos à sua sucessão também tem usado as redes sociais para atrelar de alguma forma a sua imagem aos Jogos. A estratégia tem uma explicação: as pesquisas mostram a população completamente desinteressada na disputa eleitoral neste momento – a atenção do carioca está toda voltada para as competições esportivas.

Alessandro Molon da Rede é um dos mais ativos na internet comentando os Jogos – ontem, por exemplo, imediatamente após o ouro de Thiago Braz no salto com vara, postou a mensagem: “Parabéns, desbancando o campeão mundial”.

Ex-secretários de Paes, Indio da Costa (PSD) e Carlos Roberto Osório (PSDB) também escreveram textos de apoio aos atletas brasileiros nos últimos dias:

 “Dobradinha do Brasil na ginástica. Parabéns meninos”, escreveu Osório no domingo para comemorar as medalhas de Diego Hypólito e Arthur Nory na ginástica. Na semana passada, Indio comemorou o ouro da judoca Rafaela Silva e aproveitou para criticar seus adversários: “Parabéns pelo ouro para o Brasil. Um belo exemplo de superação pessoal. A prefeitura deveria investir para termos mais vencedores. Mas…”, postou.

Um dos maiores críticos dos gastos do governo com os Jogos, Marcelo Freixo (PSOL) é outro a dar espaço para Olimpíada no seu Facebook. Até para comemorar a arrecadação de recursos para a campanha através de uma campanha de crowdfunding, a equipe de comunicação do psolista fez uma montagem com a sua foto colocando-o como um corredor medalha de ouro no atletismo. Nas redes, Freixo também saudou as conquistas da ginasta americana Simone Biles.

Durante a semana passada, Flavio Bolsonaro (PSC) postou foto com a camisa de seleção brasileira e enalteceu o fato da judoca Rafaela Silva ser militar – justamente o público onde ele e o pai Jair abocanham muitos votos. Além de enaltecer feitos do governo Paes e parabenizar atletas vitoriosos, Pedro Paulo Carvalho (PMDB) aproveitou ontem para alfinetar adversários na internet usando a temática dos Jogos: “A serenidade de quem já corre o Rio há muito tempo. E não precisa acelerar porque a campanha começa amanhã”, escreveu, com uma imagem do jamaicano Usain Bolt ao fundo.

Marcelo Crivella (PRB) e Jandira Feghali (PCdoB) também postaram sobre temas relacionados aos Jogos, mas em um tom bem menos efusivo que os concorrentes. A comunista, aliada de Lula e Dilma Rousseff, fez questão de destacar a imagem de uma faixa pedindo “Fora Temer” estendida durante as provas da maratona no Centro do Rio. Já o senador e bispo da Igreja Universal foi o único a deixar no ar uma crítica à uma elitização do público dos Jogos: no dia 8, postou a foto de um menino negro com uma bola de futebol na favela olhando ao fundo o Maracanã iluminado.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Jorge Andrade

    Alô Veja ! Puseram a foto do Bolsonaro errado !!!!!

    Curtir

  2. Não votem em ficha suja! Em outubro temos que dar um basta nos corruptos.

    Curtir

  3. Jorge Andrade

    Bueno!

    Curtir

  4. Marcos Borges Viana

    O Estado do Rio já estava seriamete torpedeado, com a vitória de mais um candidato desses agora naufraga de vez e nem vendendo a República se pagam os rombos que vão providenciar. Só tem cavalgadura nessa lista.

    Curtir

  5. Meu voto será por eliminação:
    Quem foi contra o impeachment da Dilma – FORA; Quem fizer parte de algum partido com viés esquerdista – FORA; Quem não for ficha limpa – FORA; Sobra alguém???

    Curtir

  6. Micky Oliver

    Só tem 1 nessa lista que presta! FLÁVIO BOLSONARO! O resto, é lixo dos lixos!

    Curtir