Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Campeões estaduais, Ceará e Goiás duelam por primeiros pontos

Campeão estadual, o Ceará iniciou a disputa do Campeonato Brasileiro como um dos favoritos ao título, do mesmo modo que o Goiás. O problema é que nenhum dos dois ainda pontuou nas duas primeiras partidas da competição – o alívio do clube goiano é ter entrado em campo apenas uma vez. Nova chance será dada nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), no estádio Presidente Vargas, pela terceira rodada da Série B.

O Vozão já teve a chance de estrear dentro do PV, mas acabou derrotado pelo atual líder América-MG por 2 a 1, na estreia. Em São Paulo, também perdeu para o Guaratinguetá pelo mesmo placar, amargando nenhum ponto conquistado na Série B.Já o Goiás, teve apenas uma chance de entrar em campo no Brasileirão e a lembrança não é nada boa para o torcedor esmeraldino. No estádio Nazarenão, em Natal, o time de Enderson Moreira foi goleado por 5 a 2 e teve, na sequência, a eliminação da Copa do Brasil, o que aumentou a instabilidade na Serrinha.

Após a derrota no último sábado, diante do Guará, o grupo do técnico Paulo César Gusmão se reapresentou já no final da tarde de domingo, iniciando período de concentração. Por ora, diretores e jogadores não falam sobre o ambiente instável após quatro derrotas seguidas, mas a realidade pode se tornar dura em caso de novo revés em casa. ‘Só posso dizer que precisamos ganhar’, pontua o zagueiro Thiego.

Sem contar com Juca, que fraturou o osso da face, Thiego, deve ser a única novidade de PC para o confronto diante do Goiás. O defensor foi expulso pela Copa do Brasil e teve que cumprir duas partidas no Brasileirão, sendo liberado apenas para esta terceira rodada. Luizão e Vitor Hugo, titulares no sábado, disputam a vaga ao lado do de Thiego. O atacante Itamar, recém-contratado, se recondiciona fisicamente e pode ter a estreia antecipada para esta terça.PC adota como estratégia manter a escalação em segredo, mas clama por eficiência dos atacantes: ‘Prefiro ter menos chances de gol e aproveitá-las, vencendo a partida, do que dominar o adversário, desperdiçar e o resultado não vir. Temos que saber definir o jogo, marcar gols quando as chances aparecerem. A Série B exige isso’.

Do lado do Goiás, o desfalque fica por conta de Ricardo Goulart, que tem sido o principal jogador da equipe em 2012. O meia-atacante sofreu uma pancada no tornozelo direito contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, e não treinou durante a semana. Ainda completam a lista de desfalques do técnico Enderson Moreira o zagueiro Valmir Lucas e o atacante Felipe Amorim.

‘O time muda as características, mas não muda muito a forma de jogar. Vamos ganhar um pouco de velocidade com a entrada do Richely, mas vamos perder um jogador que está muito habituado com o time que é o Ricardo Goulart, artilheiro’, disse Enderson, que também deve trocar Thiago Humberto pelo ex-vilanovense David – essa por opção.FICHA TÉCNICA

CEARÁ x GOIÁS

Local: estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE

Data: 29 de maio de 2012, terça-feira

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo

Assistentes: Lorival Cândido das Flores e Luiz Carlos Camara Bezerra

CEARÁ: Fernando Henrique; Apodi, Luizão, Thiego e Márcio Careca; Heleno, Regis, Eusébio e Tinga; Rogerinho e Romário (Itamar)

Técnico: PC Gusmão

GOIÁS: Harlei; Peter, Rafael Tolói, Ernando e Egídio; Marcos Paulo (Juliano), Thiago Mendes, Ramon e David; Richely e Iarley

Técnico: Enderson Moreira