Clique e assine com até 92% de desconto

Campeão da Libertadores, Santos é o time do ano na América do Sul

Por Da Redação 22 dez 2011, 10h19

Campeão da Copa Libertadores da América e vice-campeão do Mundial de Clubes da Fifa, o Santos é o melhor time da América do Sul em 2011. Essa é a análise da Conmebol (Confederação Sul-americana de futebol), que além de anunciar o Peixe como a melhor equipe da América do Sul, com 284 pontos alcançados na temporada, também divulgou o seu ranking atualizado.

Segundo a Conmebol, neste ano, os santistas somaram 214 pontos pela conquista da Libertadores e mais 70 pontos por ter chegado na final do Mundial de Clubes, mesmo sendo derrotados pelo Barcelona, da Espanha.

Em relação ao ranking dos clubes sul-americanos, a entidade divulgou mudanças nas regras para definir a colocação de cada time. Agora, a análise da Conmebol leva em consideração apenas os últimos cinco anos e, não mais como era antigamente, quando os pontos totalizados desde 1960 definiam o posicionamento dos clubes – esse sistema foi válido até maio deste ano.

Com isso, o desempenho do Alvinegro Praiano na temporada lhe rendeu o maior salto no ranking sul-americano em 2011. O Santos saiu da 14para a quarta colocação, com 367,8 pontos ao todo.

Por isso, na frente do Peixe só estão os seguintes clubes no momento: LDU, do Equador, Internacional-RS e Estudiantes, da Argentina.

Continua após a publicidade

Veja os cinco primeiros colocados do ranking da Conmebol:

1 – LDU (Equador) – 590,32 pontos

2 – Internacional-RS (Brasil) – 517,12

3 – Estudiantes (Argentina) – 447,92

4 – Santos (Brasil) – 367,8

5 – Universidad de Chile (Chile) – 365

Continua após a publicidade
Publicidade