Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Campeão, Chelsea finalmente garante vaga na próxima Champions League

A fraca temporada do Chelsea foi ‘salva’ neste sábado, com a conquista da Liga dos Campeões da Europa, diante do Bayern de Munique, na Alemanha. Fora da zona de classificação ao principal torneio de clubes da Europa no Campeonato Inglês, a equipe londrina garantiu sua participação apenas após o título conquistado nesta tarde, nos pênalti

Na ‘Premier League’, o time, que começou a temporada sob o comando de André Villas-Boas e terminou com seu assistente, Roberto Di Matteo, como técnico interino, fez sua pior campanha, desde a chegada do magnata russo, Roman Abramovich, em 2003.

Com o modesto sexto lugar, os ‘Blues ‘chegaram apenas à Liga Europa e não conseguiram uma das quatro vagas concedidas pelo Inglês à Champions: City, United, Arsenal e Tottenham – este para a fase preliminar -, foram os que se classificaram.

Diante do Bayern, o Chelsea conquistou um título inédito em sua história. Após chegar à final na temporada 2007/2008, quando perdeu para o rival United, o time voltou à decisão da ‘Champions League.’ Com um futebol defensivo e explorando os contra-ataques, segurou o rival, que atuava em casa, para levar a partida para os pênaltis, após empate por 1 a 1 – apenas com o erro de Mata, o time fechou a série com 4 a 3 em seu favor.

Resta saber qual será o comandante do clube inglês na próxima Liga dos Campeões, já que o italiano não está garantido no cargo. Embora já tenha sonhado com Guardiola, além de uma possível conversa com Fabio Capello, Di Matteo ganhou força para seguir à frente do Chelsea. Sob seu comando, o clube também foi campeão da ‘FA Cup’, após bater o Liverpool, na decisão.