Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Campeão, Borussia Dortmund bate recorde na Alemanha

Por AE

Dortmund – Com o título conquistado antecipadamente, a última rodada do Campeonato Alemão reservou ao Borussia Dortmund a possibilidade de bater um recorde histórico do torneio. E os bicampeões nacionais fecharam a campanha em grande estilo ao atingir o objetivo r golear o Freiburg por 4 a 0, para festa do seu torcedor, que lotou o Estádio Signal Iduna Park.

A vitória deste sábado levou o Borussia Dortmund a encerrar a campanha do seu oitavo título nacional com 81 pontos, uma pontuação recorde desde que o campeonato adotou o atual formato. A marca anterior era do Bayern de Munique, na temporada 1998/1999, com 78 pontos.

O triunfo do Borussia Dortmund foi garantido logo no primeiro tempo, quando a equipe marcou os últimos quatro dos 80 gols que fez nesta edição do Campeonato Alemão. Kuba marcou duas vezes, aos quatro e 38 minutos, enquanto Lewandowski também fez dois gols, aos 19 e 26 minutos.

Na luta contra o rebaixamento, o Colônia caiu para a segunda divisão ao perder, em casa, para o vice-campeão Bayern de Munique por 4 a 1. Thomas Müller, duas vezes, Robben e Pedro Geromel, contra, marcaram os gols do Bayern, enquanto Novakovic marcou para o Colônia, que se junta ao Kaiserslautern, que perdeu para o Hannover por 2 a 1, entre os times rebaixados na Alemanha.

O Hertha Berlin venceu o Hoffenheim, em casa, por 3 a 1 e vai disputar o direito de permanecer na elite do futebol alemão contra o terceiro colocado da divisão de acesso em um mata-mata. Ben-Hatira, duas vezes, e o brasileiro Raffael marcaram os gols da equipe de Berlim.

Terceiro colocado e classificado para a próxima Liga dos Campeões, o Schalke 04 venceu o Werder Bremen por 3 a 2, fora de casa. Artilheiro do Campeonato Alemão com 29 gols, Huntelaar fez dois neste sábado, enquanto Draxler marcou o outro gol do time de Gelsenkirchen. Já Pizarro fez os gols do Werder Bremen.

O Borussia Mönchengladbach, maior surpresa desta edição do Campeonato Alemão, venceu o Mainz por 3 a 0, fora de casa, com dois gols de Reus e um de Igor Camargo. Quarta colocada, a equipe também está garantida na próxima Liga dos Campeões.

Com três gols de Kiessling e um de Schurrle, o Bayer Leverkusen goleou o Nuremberg por 4 a 1, fora de casa. Quinta colocada, a equipe vai disputar a próxima Liga Europa, assim como o Stuttgart, que ficou em sexto lugar e bateu o Wolfsburg por 3 a 2. Cacau fez um dos gols da partida. Já o Augsburg venceu o Hamburgo por 1 a 0.