Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Campeão antecipado, Real vai em busca dos 100 pontos no Espanhol

Madri, 3 mai (EFE).- Com o título garantido após a vitória por 3 a 0 sobre o Athletic Bilbao na última quarta-feira, o Real Madrid tenta agora nas duas rodadas que restam para o fim do Campeonato Espanhol se tornar o time com maior pontuação em uma única edição do torneio.

A equipe do técnico José Mourinho soma 94 pontos e não pode mais ser alcançada pelo Barcelona, que tem 87. Assim, o objetivo que resta para Cristiano Ronaldo e companhia, pelo menos no âmbito coletivo, é chegar a 100 pontos e ultrapassar a marca de 99 registrada pelo rival catalão na temporada 2009/2010.

Para isso, o Real terá que vencer os dois jogos que lhe restam. O primeiro será contra o Granada, fora de casa, pela 37ª rodada, que será disputada em sua totalidade no próximo sábado. Oito dias depois, o time encerrará sua campanha recebendo o Mallorca no Santiago Bernabéu.

Astro da equipe madrilenha, Cristiano Ronaldo luta ainda pela artilharia do campeonato com Lionel Messi. Ambos já quebraram o recorde de 41 gols em uma só edição do torneio, registrado pelo próprio CR7 na última temporada. O português tem 44, contra 46 do argentino do Barça.

O time ainda dirigido por Josep Guardiola, que já tem garantido o vice-campeonato, não tem muito o que fazer a não ser esperar a final da Copa do Rei, marcada para o próximo dia 25, no estádio Vicente Calderón, em Madri. Em um ‘treino de luxo’, o Barcelona disputará no sábado o clássico contra o Espanyol, no Camp Nou.

Se as duas principais forças do país já não colocam muita coisa em jogo, muitos dos outros times ainda brigam por vaga nas competições continentais ou contra o rebaixamento.

O Valencia já se garantiu na próxima Liga dos campeões, mas precisará de uma vitória contra o Villarreal no estádio Mestalla para confirmar a terceira posição, que coloca o time diretamente na fase de grupos do torneio continental. O ‘Submarino’, por sua vez, tem que vencer afastar de vez o risco de cair para a segunda divisão.

A equipe dos brasileiros Diego Alves e Jonas soma 58 pontos, três a mais que o Málaga, que, por sua vez, tem que se manter à frente do Levante (52 pontos) para disputar a ‘Champions’ pela primeira vez em sua história.

Comprado em 2010 por um xeque catariano, o Málaga vem contratando reforços de peso desde então e pode ter na classificação para a Liga um grande retorno do investimento, mas para isso terá que bater o Atlético de Madri fora de casa.

Às vésperas de disputarem a final da Liga Europa, os madrilenhos têm 50 pontos, em sexto lugar, e ainda sonham com a quarta posição, mas precisarão levar a melhor nas duas partidas restantes e ainda ‘secar’ os dois concorrentes.

O Levante, sensação da atual temporada, visitará o Mallorca. Se vencer, a equipe da cidade de Valência se garantirá pelo menos na próxima edição da Liga Europa, embora o objetivo principal seja ultrapassar o Málaga e ir à Liga dos Campeões.

Na luta contra a queda para a segunda divisão, Granada (42 pontos) e Villarreal (41) precisam de mais uma vitória para se manterem na elite. O Rayo Vallecano (40) também depende só de si, mas precisa levar a melhor nos dois jogos que ainda fará, a começar pelo Sevilla fora de casa neste domingo.

Desesperados, Zaragoza (37) e Sporting Gijón (34) terão que vencer o já rebaixado Racing Santander (28) e o Betis, respectivamente.

Programação da 37ª e penúltima rodada:.

Sábado.

Zaragoza – Racing Santander.

Athletic Bilbao – Getafe.

Mallorca – Levante.

Granada – Real Madrid.

Sevilla – Rayo Vallecano.

Barcelona – Espanyol.

Sporting Gijón – Betis.

Atlético de Madri – Málaga.

Valencia – Villarreal.

Osasuna – Real Sociedad. EFE