Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Campeã da São Silvestre de 1995, Roseli Machado morre de Covid

Ex-atleta tinha 52 anos e estava internada havia duas semanas em um hospital de Curitiba; ela também ficou em 22º lugar na Olimpíada de 1996, em Atlanta

Por Da Redação Atualizado em 8 abr 2021, 15h17 - Publicado em 8 abr 2021, 15h12

A ex-atleta paulista Roseli Aparecida Machado, 52 anos, morreu na manhã desta quinta-feira, 8, em Curitiba, em decorrência de complicações da Covid-19. Ela estava intubada havia duas semanas em um hospital da capital paranaense e não resistiu a doença. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) lamentou a perda da fundista, campeã da São Silvestre de 1995, tradicional corrida de rua de São Paulo, e que também representou o país nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta.

“Hoje nosso TBT é para homenagear e nos despedirmos da Roseli Aparecida Machado, que nos deixou nesta quinta-feira (8) em Curitiba”, registrou a entidade, em publicação nas redes sociais seguida por um resumo de sua carreira e do vídeo dos metros finais percorridos na vitória da edição de 1995 da São Silvestre.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CBAt – Atletismo Brasileiro (@atletismo.brasil)

Roseli nasceu em Coronel Macedo, no interior paulista, mas foi criada em Santana do Itararé, no Paraná. Começou a trajetória no atletismo aos 14 anos, convidada pelo professor de educação física de sua escola pelo desempenho acima da média nas aulas. Durante a carreira, teve resultados expressivos, principalmente, em provas mais longas, de 5.000 metros.

O ápice aconteceu no meio da década de 1990 ao vencer a São Silvestre (percorrendo os 15 km em 52 minutos e 32 segundos), além de um 22º lugar na Olimpíada no ano seguinte.

Formou-se em Educação Física e especializou-se em fisiologia do esporte, passando a trabalhar como treinadora da modalidade. Mais recentemente, ingressou no ramo da construção e também chegou a tentar a política, concorrendo como vereadora na cidade de Almirante Tamandaré, no Paraná.

Continua após a publicidade
Publicidade