Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Brasília vacila, perde para time eliminado e vê título escapar

Por Da Redação 30 abr 2012, 09h36

O Uniceub/BRB/Brasília, atual bicampeão do NBB, perdeu a chance de conquistar a Liga das Américas de Basquete pela segunda vez, neste domingo. Precisando vencer o já eliminado Unión de Formosa, anfitrião do torneio, a equipe brasileira vacilou e viu o rival argentino fazer 100 a 85, dando o título aos mexicanos do Pioneros de Quintana Roo, que haviam encaminhado o título ao Brasília após vencer o Obras Sanitarias, líder do quadrangular final, até então.

O Brasília entrou em quadra sabendo que, se vencesse, conquistaria o título da Liga das Américas de Basquete. A vitória em 87 a 79 do Pioneros de Quintana Roo sobre o Obras Sanitarias, encaminhava o título à equipe brasileira, que enfrentaria o eliminado Unión de Formosa. O time de José Carlos Vidal, porém, não soube apresentar na defesa a mesma eficiência que tinha no ataque, permitindo o domínio dos donos da casa no placar.

O jogo

O bom desempenho de seu quarteto ofensivo, formado por Alex, Arthur, Nezinho e Giovannoni, não foi o suficiente para o Brasília abrir vantagem no placar no primeiro quarto. A defesa, mal postada, permitiu aos argentinos uma série de arremessos longos convertidos.

A lesão nas costas de Guilherme Giovannoni, ainda a onze minutos de jogo, diminuiu o ímpeto ofensivo do Brasília. No segundo quarto, a equipe candanga viu sua vantagem diminuir cada vez mais, perdendo a liderança no placar nos cinco minutos finais do primeiro tempo, finalizado em 54 a 44 para o Formosa.

Após o intervalo, o Brasília mostrou postura mais agressiva no setor defensivo, fator que refletiu na diminuição da vantagem dos argentinos para apenas três pontos. A equipe brasileira, porém, voltou a errar muito no fim do terceiro quarto, permitindo nova abertura de vantagem dos argentinos, que finalizaram o período em 78 a 67.

O que parecia difícil tornou-se praticamente impossível no início do último quarto. Liderado pelo armador Daniel Farabello, o Unión de Formosa abriu 22 pontos de vantagem, chegando a estar vencendo por 89 a 67. O Brasília até esboçou uma reação, mas não havia mais tempo para uma virada.

Com o resultado, o Brasília, que tinha a chance de ser o campeão, caso vencesse, acabou na lanterna do quadrangular final, vencido pelo Pioneros de Quintana Roo, do México. Foi a primeira vez que o título da Liga não ficou com uma equipe argentina ou brasileira.

A equipe candanga agora volta as atenções às quartas de final do NBB, onde enfrenta o Itabom/Bauru, já nesta sexta, às 21h (de Brasília), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru.

Continua após a publicidade
Publicidade