Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Brasileiros faturam dois ouros no Masters de Judô

Por Da Redação 15 jan 2012, 11h36

Por AE

Almaty – O Brasil encerrou neste domingo a sua participação no Masters de Judô com a conquista de quatro medalhas, sendo duas de ouro, com Mayra Aguiar (até 78kg) e Rafael Silva (mais de 100kg). Tiago Camilo e Hugo Pessanha, ambos na categoria até 90kg, faturaram o bronze na competição, realizada na cidade de Almaty, no Casaquistão.

No sábado, o Brasil já havia subido ao pódio com Sarah Menezes (até 48kg) e Rafaela Silva (até 57kg), que conquistaram a medalha de bronze e garantiram 160 pontos cada no ranking mundial, que definirá os judocas classificados para a Olimpíada de Londres, assim como Tiago Camilo e Hugo Pessanha. Com os títulos deste domingo, Mayra Aguiar e Rafael Silva somam 400 pontos na lista.

Mayra Aguiar estreou apenas na segunda rodada em Almaty e derrotou a japonesa Tomomi Okamura. Depois, a brasileira superou a chinesa Zhehui Zhang. Nas semifinais, ela passou pela eslovena Anamari Velensek. Para faturar o ouro, Mayra Aguiar precisou de 32 segundos para derrotar a Xiuli Yang, atual campeã olímpica, com um ippon.

Já Rafael Silva iniciou a sua campanha com vitória sobre o usbeque Abdullo Tangriev. Em seguida, venceu o casaque Yerzhan Shynkeyev. O alemão Andreas Tolzer foi derrotado pelo brasileiro nas semifinais. Em uma decisão equilibrada, Rafael Silva superou o japonês Daiki Kamikawa no golden score.

Tiago Camilo conseguiu três vitórias neste domingo em Almaty. O brasileiro superou Timur Bolat, do Casaquistão, venceu Varlam Liparteliani, da Geórgia, e eliminou Elkhan Mammadov, do Azerbaijão. Nas semifinais, porém, perdeu para o japonês Masashi Nishiyama e ficou com o bronze.

Hugo Pessanha, que não participou da primeira derrota, venceu o italiano Roberto Meloni e o japonês Daiki Nishiyama. Em seguida, no entanto, perdeu para o russo Kirill Voprosov e teve que se contentar com a medalha de bronze.

Os outros três brasileiros que competiram neste domingo no Masters de Judô foram eliminados logo na primeira luta. Maria Suelen (mais de 78kg) perdeu para a chinesa Wen Tong, Luciano Correa (até 100kg) foi superado pelo israelense Ariel Zeevi e Daniel Hernandes (mais de 100kg) caiu para o russo Alexander Mikhaylin.

Continua após a publicidade
Publicidade