Clique e assine a partir de 8,90/mês

Brasileiro é o 1º jogador a ‘furar’ quarentena imposta pela NBA

O ala Bruno Caboclo, do Houston Rockets, cumprirá mais oito dias de isolamento antes de poder iniciar os treinos com a equipe

Por Danilo Monteiro - 13 jul 2020, 20h37

O brasileiro Bruno Caboclo foi o primeiro jogador a quebrar a quarentena imposta pela NBA em Orlando, na Flórida, onde serão disputados os jogos restantes da temporada, incluindo os playoffs. Há exatos 17 dias para a retomada da liga, o ala do Houston Rockets terá de cumprir mais oito dias de isolamento antes de iniciar os treinos com o restante da equipe.

Ao chegar à “bolha” no complexo da Disney, os jogadores são obrigados a cumprir isolamento de dois dias em seus quartos de hotel. Segundo o jornalista Tim MacMahon, Caboclo alegou desconhecer a regra de quarentena inicial, apesar de a liga ter informado aos jogadores os detalhes do protocolo sanitário.

O brasileiro perderá dias preciosos de preparação para a retomada da NBA. O Houston Rockets também terá outro atraso em seu planejamento, pois o armador Russell Westbrook anunciou nesta segunda que foi diagnosticado com coronavírus e cumprirá isolamento antes de viajar para Orlando. O ala-armador James Harden, por motivos pessoais, ainda não se juntou ao elenco, que chegou na Disney na última sexta-feira.

O protocolo sanitário da NBA tem mais de 100 páginas de extrema rigidez, para garantir a saúde dos atletas, técnicos e funcionários durante os quase três meses de competição. Para evitar casos como o de Caboclo, a liga já havia inserido um telefone de denúncia anônima para eventuais descumprimentos do isolamento. Além disso, os atletas devem usar anéis que monitoram sintomas da doença.

A NBA permitiu que os jogadores não viajassem caso não se sentissem à vontade com os protocolos, o mesmo para técnicos e funcionários. Os jogadores não poderão interagir com quem esteja hospedado em outros hotéis – ao todo, são três – e a entrada em quartos de outros jogadores não é permitida. Dentro da bolha, todos serão testados diariamente.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

Ready for practice! The NBA Restart begins July 30th with daily & nightly games on ESPN, TNT, ABC, NBA TV & NBA League Pass! #WholeNewGame

A post shared by NBA (@nba) on

É possível deixar a bolha, mas para retornar serão necessários 10 dias de isolamento. O protocolo prevê 14 dias de recuperação e quarentena para quem testar positivo durante a temporada. Depois da primeira rodada dos playoffs, os oito times remanescentes terão direito de reservar até 15 quartos para convidados de seus atletas – que pagarão pela diária.

A NBA retorna no dia 30 de julho, com novo formato e menos equipes participantes, e tem final marcada para o dia 13 de outubro.

Continua após a publicidade
Publicidade