Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasileiro chega ao cume do Everest pela terceira vez

Rodrigo Raineri se tornou o primeiro alpinista do país a realizar a façanha

Perto das 2 horas da madrugada desta terça-feira, Rodrigo Raineri se tornou o primeiro brasileiro a chegar ao cume do Everest, montanha mais alta do mundo, a 8.848 metros, pela terceira vez – ele esteve no local em 2008 e 2011. “A subida foi muito cansativa, mas é impressionante a beleza do Himalaia. Demorei a subir porque tinha muito gelo na corda”, disse Raineri, por telefone.

O alpinista ainda classificou o clima como quente, apesar dos termômetros marcarem 25 graus Celsius negativos. Raineri estava acompanhado de outros três brasileiros – Joel Kriger, Carlos Canellas e Carlos Santalena -, que abortaram a escalada a 8.500 metros de altura e retornaram ao campo 4.

Apesar do sucesso na escalada, Raineri lamentou não poder voltar como estava previsto. De última hora, o governo do Nepal negou autorização para que ele fizesse um salto de parapente. “O dia estava perfeito para decolar, seria um voo lindo.” Raineri está na caminhada de descida, entre os campos 3 e 2, e deve voltar à superfície na tarde desta quarta-feira. Ele tem volta ao Brasil marcad apara início de junho.