Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Brasileirão pode acabar já na próxima rodada, no domingo

Combinação de resultados pode dar título ao Fluminense, rebaixar Palmeiras e definir Grêmio e São Paulo na Libertadores. Campeonato tem mais 4 jogos

Por Da Redação 5 nov 2012, 08h09

A rodada do último fim de semana praticamente definiu os classificados à Libertadores: Grêmio e São Paulo estão muito perto da vaga

O Campeonato Brasileiro de 2012 pode terminar mais cedo – já no domingo, dependendo de uma combinação de resultados. É possível que a próxima rodada defina não apenas o campeão como também os quatro classificados à Copa Libertadores 2013 e três dos quatro rebaixados à Série B. Ficariam restando apenas as definições do último rebaixado e das vagas na Copa Sul-Americana – o que transformaria as três rodadas finais em prováveis fiascos de público. Havia muito tempo que a competição não tinha definições tão antecipadas, já que nas últimas edições houve grande equilíbrio, tanto na ponta como na rabeira da classificação. O campeão mais precoce foi o São Paulo de 2007, que conseguiu o título já na 34ª rodada.

O Fluminense – que empatou com o São Paulo no Morumbi, no domingo, e se beneficiou da derrota do Atlético-MG para o Coritiba, no Couto Pereira – tem chances reais de ser campeão com três rodadas de antecedência. O clube carioca joga contra o Palmeiras, no domingo, às 17 horas, em Presidente Prudente. Se vencer e o Atlético não ganhar do Vasco, garante seu terceiro título nacional. O Flu pode ser campeão até mesmo com um empate, desde que o rival mineiro seja derrotado pelos cariocas. Na mesma partida, o Palmeiras pode ser rebaixado se perder para o Fluminense e Bahia e Portuguesa vencerem seus jogos. Outro time muito ameaçado de rebaixamento é o Figueirense, que pode cair mesmo se vencer o próximo jogo – basta Bahia e Portuguesa também ganharem suas partidas.

A rodada do último fim de semana praticamente definiu os classificados à Libertadores. O São Paulo, quarto colocado, somou mais um ponto contra o Fluminense enquanto o Grêmio, em terceiro, ganhou mais três ao derrotar a Ponte Preta. Os outros clubes que ainda sonhavam com uma vaga tropeçaram: Vasco e Inter perderam e o Botafogo só empatou. Com isso, o Grêmio passou a depender de apenas mais um empate nos quatro jogos que restam para confirmar seu lugar na competição continental. Já o São Paulo precisa de apenas uma vitória e de mais um tropeço de Botafogo e Internacional. O terceiro e o quarto colocados se enfrentam na próxima rodada, em Porto Alegre. Além do Palmeiras e do Figueirense, o Sport também corre forte risco de rebaixamento, mas não cairá já no domingo.

Continua após a publicidade
Publicidade