Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasileirão 2016 terá mais jogos matinais e um novo horário aos sábados

Palmeiras x Atlético-PR e Flamengo x Sport abrirão o torneio em 14 de maio

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite desta segunda-feira a tabela do Campeonato Brasileiro de 2016, agora com a definição de datas, horários e locais das 11 primeiras rodadas da competição, que começa em 14 de maio. A principal novidade em relação às outras edições do torneio foi o aumento no número de jogos matinais (às 11 horas de domingo), um sucesso de público na edição passada, e a adoção de um novo horário para os jogos de sábado: 16h.

A tabela do Brasileirão 2016 traz sempre dois jogos aos domingos da primeira até a 11ª rodada, sendo que os dois confrontos iniciais neste horário serão Botafogo x São Paulo, em local a definir, e Santa Cruz x Vitória, no Arruda, no dia 15 de maio.

Já os dois primeiros jogos às 16 horas de sábado serão justamente no dia 14 de maio, quando o Brasileirão será aberto com Palmeiras x Atlético-PR, no Allianz Parque, e Flamengo x Sport, em local a definir. No mesmo dia também ocorrerão os duelos Atlético-MG x Santos, às 18h30, no Independência, em Belo Horizonte, e Coritiba x Cruzeiro, às 21 horas, no Couto Pereira, em Curitiba.

Os outros quatro jogos que fecharão a primeira rodada no dia 15 de maio, depois das duas partidas iniciadas às 11 horas, serão os seguintes: Corinthians x Grêmio, no Itaquerão; Figueirense x Ponte Preta, no Orlando Scarpelli; América-MG x Fluminense, no Independência, todos às 16 horas, e Internacional x Chapecoense, às 18h30, no Beira-Rio.

Leia também:

Blatter cobra reforma na CBF, ironiza Del Nero e culpa ‘Américas’ por corrupção

Del Nero encerra licença e volta à presidência da CBF

Primeira Liga apresenta propostas à CBF e dá primeiro passo para organizar o Brasileirão

Quase todas as 11 primeiras rodadas, exceto a sexta, terão um jogo disputado às 21 horas de sábado. Chama a atenção também o fato de que a CBF marcou o clássico entre Flamengo e Fluminense, válido pela 11ª rodada, para começar às 11 horas no dia 26 de junho, um domingo.

Um clássico neste horário, porém, não é um fato inédito no Brasileirão. No ano passado, em sua campanha rumo ao hexacampeonato nacional, o Corinthians venceu o Santos por 2 a 0 em um jogo iniciado às 11 horas, no Itaquerão, sob forte calor em São Paulo.

Os jogos marcados para começar às 11 horas de domingo se tornaram rotineiros já no último Brasileirão e causaram certa controvérsia: se por um lado as arquibancadas estiveram quase sempre cheias, muitos atletas reclamaram da dificuldade em atuar sob um calor tão intenso. Empolgada com o sucesso de público, a CBF optou por aumentar a frequência de confrontos matinais.

Já as partidas iniciadas às 16 horas de sábado são uma novidade principalmente pelo fato de que este horário normalmente era reservado para jogos de rodadas da Série B nos finais de semana. Já a Série A habitualmente tinha os seus primeiros confrontos de final de semana a partir das 18h30.

(com Estadão Conteúdo)