Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Brasil tenta recuperar prestígio mundial após vaga olímpica tardia

Por Da Redação 7 jun 2012, 18h02

A Seleção Brasileira feminina de vôlei estreia nesta sexta-feira no Grand Prix, às 12h30 (de Brasília), buscando recuperar seu prestígio internacional após a decepção na última Copa do Mundo. A equipe nacional foi apenas a quinta colocada da competição, vencida pela Itália, e precisou passar por um fraco Pré-olímpico continental para se garantir nas Olimpíadas de Londres-2012.

O Brasil está no Grupo D do Grand Prix, cuja primeira fase é disputada em Lodz, na Polônia, e tem como primeira adversária justamente a Itália, campeã da Copa do Mundo. Sérvia e Polônia são as outras equipes da chave que a Seleção enfrenta durante o fim de semana.

‘Será uma etapa difícil, com três fortes adversários, mas estamos bem preparadas. Já na estreia vamos pegar a Itália, que se apresentou muito bem na Copa do Mundo’, disse a ponteira Fernanda Garay, que assume a função de capitã do time na primeira fase do Grand Prix.

Maior vencedor da competição com oito títulos, o Brasil foi vice-campeão nas duas últimas temporadas e aposta em um time que mescla jogadoras consagradas e jovens talentos para os primeiros jogos da competição. A estratégia é a mesma adotada pela Itália, o que deve aumentar o equilíbrio do confronto desta sexta-feira.

‘A Itália está com um time mesclado, mas trouxeram jogadoras fortes como a Arrighetti, a Barazza, a Ortolani e a Piccinini. Algumas atletas ficaram treinando na Itália em função dos Jogos Olímpicos’, avaliou o técnico brasileiro José Roberto Guimarães.

O treinador nacional tem 14 jogadoras à disposição: as levantadoras Dani Lins e Fernandinha, as opostas Tandara, Jú Nogueira e Joycinha, as ponteiras Paula Pequeno, Mari, Fernanda Garay e Gabi, as centrais Adenízia, Juciely, Andressa e Natasha e a líbero Camila Brait.

Também a partir desta sexta-feira, as outras 12 equipes do Grand Prix entram em quadra. No Grupo A, disputado em Macau, Porto Rico, China, Tailândia e Argentina se enfrentam. No B, em Santo Domingo, República Dominicana, Estados Unidos, Alemanha e Taiwan são as equipes que jogam. No C, em Busan, a Coreia do Sul, Cuba, Japão e Turquia duelam.

Continua após a publicidade
Publicidade