Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Brasil sobe apenas uma posição no ranking da Fifa: 13º

Vitórias nos jogos contra Iraque e Japão não fizeram seleção se recuperar

Por Da Redação 7 nov 2012, 07h59

O Brasil não conseguirá subir muito no ranking da Fifa até a Copa das Confederações porque não disputa as Eliminatórias, que têm partidas oficiais e dão mais pontos

As vitorias do Brasil nos amistosos contra Iraque e Japão pouco serviram para melhorar a posição da equipe no ranking da Fifa. Na nova edição da lista das melhores seleções do mundo, divulgada nesta quarta-feira, a seleção do técnico Mano Menezes aparece apenas na 13ª colocação, apenas uma acima da lista anterior, de outubro. A Espanha, atual campeã mundial e bicampeã europeia, segue confortavelmente na liderança. País-sede da Copa do Mundo de 2014 – e, consequemente, já garantido na competição -, o Brasil está distante das primeiras colocações no ranking da Fifa não apenas pelo desempenho decepcionante dos últimos anos, mas principalmente por não jogar competições oficiais desde que foi eliminado na Copa América de 2011. Por não disputar as Eliminatórias, que têm jogos oficiais, o Brasil se restringe a jogar amistosos, partidas que valem muito menos pontos que os duelos classificatórios para o Mundial. A melhor chance de melhorar significativamente sua colocação será a Copa das Confederações, em 2013.

Leia também:

Leia também: Mano se diz ‘mais contente’ com nova cara de sua equipe

Enquanto o Brasil amarga uma péssima colocação, a Argentina, grande rival da seleção, aparece bem no ranking – o time de Lionel Messi, ganhou uma posição neste mês. Líder das Eliminatórias na América do Sul, a equipe assumiu o posto de terceira melhor equipe do mundo, desbancado Portugal. A Alemanha é a segunda colocada. Entre as dez melhores seleções, Itália e Rússia foram as que mais ganharam posições, três cada uma. Os italianos assumiram o quinto posto, enquanto a equipe comandada pelo técnico Fabio Capello chegou ao nono lugar. Uruguai e Grécia, que antes estavam no top 10, perderam posições e estão, respectivamente, em 11º e 12º. Tendo apenas a Copa das Confederações do ano que vem como sua próxima competição oficial, a seleção brasileira tem apenas mais um amistoso neste ano. No dia 14 de novembro, a equipe de Mano Menezes irá até Nova Jersey, nos Estados Unidos, para enfrentar a Colômbia. O time do artilheiro Falcao Garcia está na oitava colocação do ranking da Fifa.

Leia também:

Seleção aguarda chance de medir forças com os grandes

Continua após a publicidade

Decepção na Argentina sela um ano perdido para a seleção

Seleção alcança sua pior colocação no ranking da Fifa: 14º

‘Dona’ da seleção até 2022 está sob suspeita de corrupção

(Com agência Gazeta Press)

Continua após a publicidade
Publicidade