Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil se classifica para duas finais do judô no Pan

Por AE

Guadalajara – O Brasil garantiu presença em duas das três finais do primeiro dia do judô nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Nesta quarta-feira, os três lutadores que competiram nas eliminatórias avançaram às semifinais, mas apenas Rafael Silva (+100kg) e Luciano Corrêa (100kg) vão disputar a medalha de ouro. Já Maria Suelen Altheman (+78kg) perdeu nas semifinais e buscará o bronze na repescagem.

Campeão mundial em 2007, Luciano Corrêa conseguiu três vitórias nesta quarta-feira. Na primeira luta, ele triunfou com as quatro punições recebidas pelo porto-riquenho Carlos Santiago. Depois, se garantiu nas semifinais ao superar o norte-americano Kyle Vashkulat com um ippon.

Nas semifinais, Luciano Corrêa superou o mexicano Sergio Garcia por ippon e se classificou para a decisão. Assim, garantiu ao menos a medalha de prata e um desempenho melhor que o do Pan do Rio, em 2007, quando conquistou a medalha de bronze. O adversário do brasileiro na decisão será o cubano Oreydi Despaigne.

Rafael Silva avançou às semifinais com as quatro punições recebidas pelo norte-americano James Turner no seu primeiro combate em Guadalajara. Na busca por uma vaga na final, o brasileiro lutou com o mexicano Ramon Flores e venceu por ippon. Na decisão, ele vai lutar com o cubano Oscar Brayson.

Já Maria Suellen Altheman superou a venezuelana Giovanna Balanco por yuko para se garantir nas semifinais. No combate seguinte, ela perdeu por ippon para a porto-riquenha Melissa Mojica. Agora, a brasileira vai buscar o bronze na repescagem.