Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil pega Cuba e Polônia na fase final da Liga Mundial

Por AE

Lausanne – A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou nesta segunda-feira a tabela da fase final da Liga Mundial e definiu que o Brasil ficará no Grupo F, ao lado de Cuba e Polônia. A estreia da seleção brasileira masculina neste estágio da competição será nesta quarta-feira, contra a Cuba, às 11h30 (horário de Brasília), em Sófia, na Bulgária. No dia seguinte, o time comandado por Bernardinho enfrentará, no mesmo horário, os poloneses, que bateram os brasileiros em três de quatro duelos entre os dois países nesta edição da competição.

Classificado como o segundo colocado com o maior número de pontos entre os vice-líderes de suas respectivas chaves na competição, o Brasil ainda aguardava pelos resultados da última rodada do estágio classificatório, encerrado no último domingo, para saber se teria um lugar na fase final. A seleção francesa tinha a chance de chegar aos mesmos 26 pontos dos brasileiros e tomar o lugar da equipe nacional, mas encerrou a fase anterior com 24 ao total e foi eliminada.

Cuba e Polônia foram à fase final como líderes dos respectivos Grupos A e B, sendo que neste último o Brasil ficou com a vice-liderança, três pontos atrás dos poloneses. Já o Grupo E da fase final contará com Estados Unidos, Alemanha e Bulgária, classificado por antecipação por ser o país-sede deste estágio do torneio. Os búlgaros, por sinal, estrearão nesta fase contra os alemães, nesta quarta-feira.

As duas seleções mais bem colocadas de cada chave deste estágio final garantirão classificação às semifinais, que estão marcadas para acontecer no sábado. Já no domingo serão disputadas a decisão do terceiro lugar e a grande final, prevista para começar às 14h45 (horário de Brasília).

O Brasil luta para conquistar o seu décimo título da Liga Mundial, sendo que subiu ao lugar mais alto do pódio em 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010. Já no ano passado, os brasileiros chegaram à final, mas acabaram caindo diante da Rússia no tie-break.