Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil garante 3 duplas nas oitavas do vôlei de praia

Por AE

Xangai – O Brasil terá três duplas nas oitavas de final da chave feminina da etapa de Xangai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, o primeiro Grand Slam da temporada 2012. Nesta quinta-feira, Talita/Maria Elisa, Juliana/Larissa e Taiana/Vivian garantiram a primeira colocação das respectivas chaves e avançaram direto para as terceira fase, sem, portanto, precisar disputar o primeiro mata-mata.

Apesar disso, apenas Talita e Maria Elisa estão invictas. Nesta quinta-feira, na última rodada do Grupo B, elas venceram as norte-americanas Fendrick e Hanson por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/17. Nas oitavas de final, elas vão duelar com as suíças Kuhn e Zumkehr, contra quem possuem vantagem de 8 a 1 no confronto direto.

As suíças foram as últimas adversárias de Juliana e Larissa no Grupo C e perderam por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/15. As próximas adversárias das brasileiras serão as canadenses Bansley e Maloney.

Taiana e Vivian perderam a invencibilidade, mas mesmo assim garantiram o primeiro lugar do Grupo F. As brasileiras foram batidas pelas italianas Cicolari e Menegatti por 2 sets a 1, com parciais de 21/19/, 18/21 e 15/10. Agora, elas vão medir forças com as gregas Arvaniti e Tsiartsiani.

Também no Grupo F, Maria Clara e Raquel foram eliminadas com a derrota para as holandesas Meppelink e Van Gestel por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/19. Assim, elas não conseguiram sequer uma vitória na fase de grupos.

MASCULINO – O primeiro dia da chave masculina em Xangai foi positivo para as duplasAlison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e Benjamin/Bruno Schmidt, que estão invictas, com dois triunfos. Já Márcio e Pedro Solberg acumulam uma vitória e uma derrota.

Alison e Emanuel estrearam no Grupo K com triunfo sobre os holandeses Stiekema e Varenhorst por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/19. Em seguida, eles superaram os noruegueses Skarlund e Spinnangr também por 2 a 0, com parciais de 21/18 e 21/12. Na última rodada da chave, eles vão buscar a primeira colocação contra os também invictos Lupo e Nicolai, da Itália.

Campeões da etapa polonesa, Ricardo e Pedro Cunha confirmaram a boa fase nesta quinta-feira e garantiram a classificação na China no Grupo M. Os brasileiros venceram os norte-americanos Keenan e Mayer por 2 sets a 1, com parciais de 21/19, 19/21 e 15/10, e os letões Plavins e Smedins também por 2 a 1, com 21/15 19/21 e 15/11. Na terceira rodada da chave, eles vão encarar os checos Benes e Kubala.

“Estávamos preocupados, pois jogamos as duas primeiras etapas até o último dia de competição e fizemos viagens longas para chegar até Xangai. Viemos para ver como suportaríamos o primeiro dia e tivemos alguns momentos difíceis, mas voltamos a jogar o nosso melhor”, analisou Pedro Cunha.

Em duelo brasileiro pelo Grupo N, Benjamin e Bruno Schmidt superaram Márcio e Pedro Solberg por 2 sets a 1, com parciais de 21/16, 17/21 e 16/14. A dupla ainda conquistou a segunda vitória ao bater os suíços Heyer e Chevallier por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/17. Na última rodada da chave, eles vão duelar com os holandeses Brouwer e Meeuwsen.

A dupla da Holanda perdeu paraMárcio e Pedro Solberg nesta quinta-feira por 2 sets a 0, com parciais de 23/21 e 21/17. Os vice-campeões da etapa da Polônia precisam vencer os suíços para avançar em Xangai.