Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil faz sua estreia na Liga Mundial nesta sexta, contra a Polônia

Nesta sexta-feira, às 21h ( de Brasília), a Seleção Brasileira masculina de vôlei faz sua primeira partida oficial neste ano, contra a Polônia, na estreia da Liga Mundial 2012. O jogo será disputado no Ricoh Coliseum, em Toronto (CAN), sede da primeira etapa do Grupo B, que além de Brasil e Polônia, conta também com Canadá e Finlândia.

Segundo o técnico do Brasil, Bernardinho, a Polônia deve ser o adversário mais complicado nessa primeira etapa. Mas outros problemas preocupam o comandante. ‘Temos três desfalques. Jogadores históricos como Giba, conhecido no mundo todo, Murilo, que é uma peça importante na nossa equipe, e Leandro Vissotto, que vem sendo titular na posição de oposto’, disse.

Bernardinho ainda falou sobre o ritmo da Seleção para esse compromisso inicial. ‘É o nosso primeiro jogo oficial da temporada, contra a Polônia, uma equipe fortíssima e isso é um complicador. Nosso ritmo de jogo ainda não foi adquirido e jogaremos em menos de 24h entre um jogo e outro, o que considero prejudicial. Mas vamos ter que lidar com isso. Temos que fazer o nosso melhor dentro das condições que, neste momento, são adversas’, ressaltou.

O técnico brasileiro também analisou o oponente da estreia, que conquistou medalha de prata no Pré-olímpico. ‘A Polônia está com a equipe completa, a mesma que foi vice-campeã na Copa do Mundo do ano passado, e é uma das fortes candidatas na briga por medalhas em Londres. Estrear contra eles é uma dificuldade enorme que temos, mas que serve como parâmetro para o nosso trabalho. Essa estreia funciona muito como um laboratório para que possamos avaliar o trabalho desenvolvido até agora’.

O ponteiro Dante, de 31 anos de idade, um dos jogadores mais veteranos da Seleção, fez questão de frisar que todos os oponentes do Brasil nessa primeira fase são perigosos. ‘Temos que prestar bastante atenção aos três times. Temos falado muito sobre a Polônia que, claro, é uma das favoritas, mas os outros também exigem atenção. A Finlândia já ganhou do Brasil, tem um volume de defesa muito alto e joga muito bem taticamente. E o Canadá tem um jogo taticamente muito bom e que sabe minar muito bem o adversário’, observou.

Após duelar com a Polônia, o Brasil pega o Canadá, no sábado, às 17h, e depois a Finlândia, no próximo domingo, também às 17h (de Brasília).

Após a etapa do Canadá, as quatro seleções vão jogar em Katowice (POL), nos dias 1, 2 e 3 de junho, em São Bernardo do Campo (SP), na terceira etapa, entre os dias 8 e 10 de junho, e em Tempere, na Finlândia, nos dias 15, 16 e 17. A fase final da competição será entre 4 a 8 de julho, em Sofia, na Bulgária.