Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil estreia nesta segunda-feira na Copa Pan-americana de vôlei

Nesta segunda-feira, a Seleção Brasileira de novos estreia na sétima edição da Copa Pan-americana de vôlei, que será disputada em Santo Domingo, na República Dominicana. O primeiro compromisso do Brasil é contra o México, às 16h (de Brasília).

A Seleção, comandada pelo técnico Leonardo Carvalho, faz parte do Grupo B do torneio, que também conta com México, Venezuela e Estados Unidos. Mesmo os mexicanos não sendo tão tradicionais no voleibol, o treinador do Brasil elogiou o elenco.

‘É um time sem tradição no cenário mundial, mas vale lembrar que nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no ano passado, ficou em quarto lugar e perdeu o bronze para a Argentina em um jogo disputadíssimo. É um time que vem crescendo e fazendo um bom trabalho’, observou Leonardo.

O ponteiro Maurício, que estava presente no grupo dos convocados para a Liga Mundial, não se esquivou e admitiu que não conhece o time do México. ‘Apesar de estarmos treinando há pouco tempo vai ser uma experiência muito boa. Atualmente, o voleibol está crescendo muito e jogar contra qualquer time é difícil. A equipe está preparada e o desejo de todo mundo é fazer uma boa competição’, frisou o jogador.

Os 12 convocados para a Seleção são os levantadores Raphael e Murilo Radke, os opostos Franco Paese e Alan Ferreira, os centrais Otávio, Gustavão e Tiago Barth, os ponteiros Henrique Batagim, Tiago Wesz, Rogério Mineiro e Maurício, além do líbero Tiago Brendle.

A Copa Pan-americana é disputada com oito equipes divididas em dois grupos. O Grupo A, é formado por Argentina, Canadá, República Dominicana e Trinidad e Tobago, enquanto que o B conta com Brasil, México, Estados Unidos e Venezuela. As seleções de cada grupo se enfrentam e as primeiras colocadas de cada chave se classificam direto para as semifinais. Os segundos e terceiros colocados duelam entre si na fase de quartas de final.

Se na estreia o Brasil pega o México, na terça-feira é a vez dos venezuelanos, também às 16h (de Brasília). O último embate da fase de grupos será disputado na quarta, às 18h, contra os Estados Unidos.

A Seleção Brasileira é a atual campeã da competição. Na edição passada, que teve o Canadá como país-sede, os brasileiros bateram os norte-americanos na grande decisão. Os EUA são os maiores vencedores da competição, com quatro títulos.