Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil assume favoritismo no Pré-Olímpico de Vôlei

Por Paulo Favero

São Paulo – O Brasil irá estrear contra o Uruguai no Pré-Olímpico Sul-Americano Feminino de Vôlei, torneio que garante ao campeão a vaga nos Jogos de Londres. A equipe do técnico José Roberto Guimarães é favorita na competição que reunirá ainda Colômbia, Argentina, Peru, Chile e Venezuela. “Vou assumir que as equipes são inferiores, mas vão entrar sem responsabilidade e a gente tem de ter seriedade”, explicou a ponteira Jaqueline, durante evento nesta quarta-feira, em São Paulo. Mesmo entre as adversárias, as brasileiras são apontadas como as candidatas ao título.

A vaga olímpica não veio antes porque a seleção brasileira não ficou entre as três primeiras colocadas na Copa do Mundo, no ano passado, no Japão. O vacilo fez com que a equipe tivesse a última oportunidade no torneio que será disputado em São Carlos, no interior de São Paulo, de 9 a 13 de maio – a tabela do Pré-Olímpico foi divulgada nesta quarta-feira.

Mas Jaqueline avisa que a desconfiança em cima do Brasil não faz muito sentido. “Foi uma fase infeliz que tivemos, mas há cinco anos todos falavam que o Brasil era amarelão e nós vencemos nos Jogos de Pequim. Isso serve para a gente se fortalecer ainda mais”, disse a jogadora. “A gente não conseguiu a vaga porque a equipe estava um pouco sobrecarregada.”

De qualquer maneira, Jaqueline já traçou um objetivo para esta temporada: conquistar o bicampeonato olímpico, que seria um feito inédito para as meninas. “Ser campeã olímpica é muito especial, agora ser bi deve ser sensacional. A gente trabalhou quatro anos para chegar bem neste ciclo olímpico e o grupo está bem tranquilo e confiante”, avisou.

Em Londres, caso o Brasil realmente confirme o favoritismo e consiga a vaga, as principais adversárias são a Itália, que venceu a Copa do Mundo e tem a jogadora Carolina Costagrande em ótima fase, a Rússia, que vem evoluindo muito, e os Estados Unidos, com sua experiente equipe. “Mas o Brasil é o atual campeão e a equipe a ser batida”, afirmou Jaqueline, otimista por um bom resultado brasileiro nos Jogos Olímpicos.

No Pré-Olímpico, o Brasil caiu no Grupo A, ao lado de Colômbia e Uruguai. A outra chave terá Argentina, Peru, Chile e Venezuela. Os dois melhores de cada grupo passam para a semifinal do torneio, sendo que apenas o campeão vai aos Jogos de Londres.

Confira a tabela de jogos do Pré-Olímpico:

1ª rodada (quarta – 9/5)

Peru x Chile, às 14h30

Argentina x Venezuela, às 17h

Brasil x Uruguai, às 19h30

2ª rodada (quinta – 10/5)

Peru x Venezuela, às 13h

Argentina x Chile, às 15h30

Brasil x Colômbia, às 18h

3ª rodada (sexta – 11/5)

Chile x Venezuela, às 14h30

Argentina x Peru, às 17h

Colômbia x Uruguai, às 19h30

Fase semifinal (sábado – 12/5)

1º do grupo B x 2º do grupo A, às 13h30

1º do grupo A x 2º do grupo B, às 16h

Fase final (domingo – 13/5)

Perdedor do jogo 10 x perdedor do jogo 11, às 16h

Vencedor do jogo 10 x vencedor do jogo 11, às 18h30